Cartão do Tarifa Zero em Paranaguá já pode ser retirado e no dia 28, intervalos entre ônibus diminuem

Prefeitura ainda anunciou a criação de dois novos terminais

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Paranaguá (PR) anunciou que os cartões para o Tarifa Zero nos ônibus municipais que foram solicitados pela internet já podem ser retirados pela população. Além disso, o poder público diz que haverá alteração de horários e frota a partir de segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 (com diminuição de intervalos e aumento de viagens) e a proposta de construção de novos terminais diante da expectativa de aumento na demanda de passageiros com a gratuidade.

No mês de março o programa Tarifa Zero entra em vigor, de acordo com a administração municipal. O dia ainda vai ser defindo.

Veja os detalhes em nota do poder público:

CARTÃO:

As pessoas já aprovadas no cadastro online para o cartão da gratuidade devem adotar os seguintes procedimentos:-

–  Já podem buscar seu cartão na empresa Viação Rocio. Lembrando que a gratuidade ainda não iniciou e a data será anunciada em breve, que será em março.
– É preciso apresentar Documento de Identidade, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação.
Pessoas que, por algum motivo, não tiveram o cadastro online aprovado ou não realizaram o procedimento:
– Podem procurar a empresa Viação Rocio para realização do cadastro. O cartão é feito na mesma hora.
– É preciso apresentar Documento de Identidade, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação e, se tiver, comprovante de residência.
Quem já possui cartão de transporte público urbano e utiliza frequentemente:
– Aqueles que já utilizam o transporte público com frequência não precisam validar.
Quem possui o cartão, mas não utiliza com frequência:
– Aqueles que têm o cartão, mas não o utilizam há mais de um ano, podem procurar a Viação Rocio para validar o mesmo.
– É preciso apresentar Documento de Identidade, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação.

MUDANÇAS NAS LINHAS E NOVOS TERMINAIS:

O Tarifa Zero é um programa da Prefeitura de Paranaguá que ofertará transporte público gratuito para todos e será implementado na cidade no mês de março. Para isso, o poder público municipal está realizando ações para otimização de todo o sistema. Além da construção de dois novos terminais, um no Parque São João e outro na Vila Guarani, também haverá junção de linhas, alteração nas rotas e mudanças de horários.

A partir do próximo dia 28 de fevereiro as seguintes linhas sofrerão alterações nos horários e rotas: Santa Helena, Casas Populares, Interbairros Horário, Circular Cais Rodoviária, Trabalhador, Jardim Iguaçu e Interbairros Anti-Horário.

A secretária de Serviços Urbanos, Christianara Folkuenig, explica os motivos das mudanças. “Estamos trabalhando para melhorar toda a rede do transporte público municipal. Os estudos foram feitos para otimizar o tempo de espera com o aumento de frequência nessas junções de linhas”, declarou.

Os estudos apresentados pela empresa Viação Rocio, nas linhas da região norte da cidade, mostram que em horário de pico o tempo de espera atualmente varia entre 35 e 50 minutos. Após as mudanças o tempo será entre 25 e 30 minutos nos horários de maior movimento.

Haverá junção nas linhas Casas Populares com Interbairros Anti-Horário, se tornando apenas Interbairros Anti-Horário. Outras linhas que irão se unir são: Circular Cais Rodoviário com Trabalhador, se chamando Trabalhador. A linha Interbairros Horário será reforço para as linhas Santa Helena e Jardim Iguaçu.

Outra alteração importante é o aumento das viagens. Atualmente são 72 viagens por dia na região, com a mudança passará a ser 106 diariamente.

Os horários e rotas estarão disponíveis no site da viação rocio: http://www.rocio.com.br.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Comentários

  1. Yasmilli disse:

    Alguem sabe se só eu posso retirar o cartão ? Ou outra pessoa pode ir no meu lugar ?

Deixe uma resposta