Setranspetro detalha funcionamento do transporte público em Petrópolis (RJ)
Publicado em: 21 de fevereiro de 2022

Cidade atingida por fortes chuvas na semana passada sofre os efeitos de enchentes e deslizamentos, impactando na circulação dos ônibus
WILLIAN MOREIRA
O Setranspetro (Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis) divulgou nesta segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022, como está o funcionamento no transporte coletivo na cidade carioca que foi atingida por chuva, enchentes e deslizamentos poucos dias atrás.
De acordo com o sindicato, as empresas seguem atendendo de forma emergencial, com linhas retornando gradualmente ao normal.
Mesmo assim, a frota é reduzida e em várias localidades como na região do Centro Histórico e Alto da Serra, obstruções nas vias dificultam a operação.
Além disso, falta colaboradores que tiveram perdas materiais e de familiares não podem retornar aos trabalhos e uma parte da frota precisa passar por manutenção devido aos alagamentos.
As empresas estão fazendo levantamento dos danos causados. Assim, não é possível ainda o Setranspetro determinar todos os prejuízos, mas inicialmente seis veículos foram perdidos.
Veja abaixo como estão os pontos de partidas das linhas e quais funcionam:
A empresa Cidade Real está operando com ponto final na Rua Doutor Porciúncula, no Centro, com exceção às linhas 108 – Bairro Castrioto e 110 – Duarte da Silveira, que voltaram a parar no Terminal Centro. Entre as linhas em circulação hoje, estão:
100 – Rodoviária Bingen
101 – Rocio
102 – Quatorze Bis (Via Bartolomeu de Gusmão)
104 – Vila Militar
105 – Alberto de Oliveira (Atendida pelas linhas 129 e 139)
106 – Bataillard
107 – Manoel Torres
108 – Bairro Castrioto
110 – Duarte da Silveira
113 – Marechal Hermes (Atendida pela linha 119)
116 – Dias de Oliveira (Via Rua João Xavier)
117 – João Xavier (Atendida pela linha 116)
118 – Pedras Brancas
119 – Kopke / Álvaro Lopes / Vila São José
120 – Contorno
122 – Fazenda Inglesa
123 – Centenário
126 – Duarte/Bartolomeu de Gusmão (Noturno – Via Castrioto)
127 – Mosela (Noturno)
129 – Moinho Preto (Via Alberto de Oliveira)
133 – Alberto de Oliveira (Atendida pelas linhas 129 e 139)
134 – Bataillard (Rua F)
139 – Moinho Preto (via Alberto de Oliveira)
140 – Vitória (Atendida pela linha 116)
142 – Cândido Portinari/Serrano/Batista da Costa
150 – Terminal Corrêas
160 – Terminal Itaipava
170 – Terminal Itamarati
180 – Quitandinha
190 – Corredor Industrial Duarte das Silveira
A Petro Ita segue com a operação, retornando com os pontos finais na Rua Paulo Barbosa e Terminal Centro. A empresa ressalta que as linhas que passam pelo Quitandinha estão sendo desviadas pela Rua São Salvador. A Petro Ita ressalta que ainda não é possível operar no Alto da Serra e região, em razão da completa falta de condição viária. Confira quais linhas estão em operação:
205 – Valparaíso
206 – Valparaíso (Via Joaquim Gomensoro)
401 – Alto Independência
404 – Duques
406 – Doutor Thouzet
407 – Siméria
408 – Vital Brasil
424 – Vila Hípica (Sem operar pela Rua São Paulo)
425 – Venezuela
428 – Vila Hípica
435 – Alto Independência (Via Taquara)
446 – Siméria
448 – Olga Castrioto
449 – Capitão Paladini
454 – Vila Hípica
463 – Alto Independência
465 – Amazonas
466 – Alagoas
480 – Rodoviária Bingen
A Cidade das Hortênsias continua parando na Praça do Bosque e na Praça de Skate, no Centro. Saiba quais linhas em operação:
300 – Terminal Corrêas
301- Loteamento Samambaia (Sem atendimento à Rua G – buraco na via)
302 – Floresta (Atendendo somente a Rua Alberto Martins)
303 – Bela Vista
306 – Bairro Esperança
307 – Ponte Samambaia (Sem atendimento à Rua G – buraco na via)
309 – Humberto Rovigatti
310 – Spartaco Banal (Via Cascatinha)
311 – Pedro Nava
312 – Loteamento Samambaia
314 – Loteamento Samambaia
315 – Nova Cascatinha
317 – Gregório Cruzick (mesmo itinerário da linha 303)
318 – Luis Salomão Viana
321 – Alto Alcobacinha
323 – Ponte de Ferro
324 – Bairro Esperança
325 – Alto Bela Vista (mesmo itinerário da linha 303)
330 – Terminal Corrêas (mesmo itinerário da linha 300)
340 – Terminal Itamarati
370 – Terminal Itamarati x Terminal Bingen
A Cascatinha segue utilizando a Rua Caldas Viana como ponto final, com exceção às linhas 502 – Comunidade São Luiz, 525 – Comunidade do Neylor e 528 – Comunidade do Alemão, que estão parando na Rua Prudente Aguiar e à linha 515 – Jardim Salvador, que está parando no Terminal Centro. Veja quais as linhas em operação:
502 – Comunidade São Luiz
503 – Cidade Nova
505 – Vila Manzini
506 – Vicenzo Rivetti
507 – João de Deus (via Max Manoel Molter)
510 – Vale dos Esquilos
511 – Boa Vista
512 – Quarteirão Brasileiro
515 – Jardim Salvador (via Roseiral)
518 – Atílio Marotti
519 – Vale do Carangola
520 – Fragoso
521 – Monte Florido
522 – Luiz Pelegrini
523 – Alto Boa Vista
524 – Veridiano Félix
525 – Comunidade do Neylor
528 – Comunidade do Alemão.
A Turp Transporte segue operando, com ponto final a Rua Paulo Barbosa, no Centro Histórico. Saiba quais linhas em operação:
600 – Terminal Corrêas x Centro
601 – Fazenda Inglesa
602 – Vale das Videiras
603 – Águas Lindas
604 – Vila Epitácio
605 – Vale das Videiras x Terminal Itaipava
606 – Alcides Carneiro
607 – Caetitu
608 – Calembe
609 – Castelo São Manoel
610 – Araras
611 – Bonfim – Pinheral
612 – Vista Alegre
613 – Bairro da Glória
615 – Terminal Corrêas x Carangola
616 – Bonfim – Vale das Flores
617 – Araras x Terminal Itaipava
618 – Araras (Vale de Santa Luzia)
622 – Araras (Vista Alegre)
698 – Vila Epitácio (Nogueira – Noturno)
699 – Araras (Noturno)
700 – Terminal Itaipava
701 – Pedro do Rio
703 – Santa Mônica
704 – Madame Machado
705 – Cuiabá
706 – Estrada do Gentio
707 – Fagundes
709 – Manga Larga
710 – Boa Esperança
711 – Posse
712 – Rio Bonito
713 – Vila Rica
715 – Retiro das Pedras
716 – Vargem dos Marmelos
717 – Posse Circular
719 – Madame Machado (Via Jardim Americano)
720 – Cuiabá (Noturno)
721 – Posse (Noturno)
722 – Vila Rica (Noturno)
723 – Santa Mônica (via Tabões)
725 – Posse (Bairro Gaby)
726 – Madame Machado
727 – Estrada das Arcas
728 – Jurity
729 – Albertos
750 – Terminal Corrêas x Terminal Itaipava
MÁQUINAS DE CARTÃO
O Setranspetro informou ainda que cinco máquinas de autoatendimento, que realizam as recargas dos cartões de passagem Riocard Mais, foram totalmente danificadas em Petrópolis, em razão dos alagamentos.
Segundo as empresas, os equipamentos, recém-instalados, já estão passando por processo de recuperação ou substituição.
Desta forma, enquanto isso, os clientes podem recarregar os cartões normalmente por meio do aplicativo Riocard Mais ou no balcão da loja Riocard Mais, no Centro.
As máquinas atingidas pela água estavam posicionadas no Terminal Centro, loja da Riocard e Terminal Corrêas. Os equipamentos localizados nos terminais do Itamarati, Bingen e Itaipava, permanecem funcionando.Para quem deseja realizar a recarga do cartão de passagem de forma presencial, basta comparecer à Praça da Inconfidência, 22 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento acontece diretamente no balcão da loja Riocard Mais.www.riocardmais.com.br.
Mesmo com os meios presenciais para a recarga do cartão, o Setranspetro e a Riocard Mais ainda orientam ao cliente do transporte público que dê preferência ao atendimento nos canais digitais, para colaborar com todas as medidas de prevenção adotadas em caráter emergencial, após a tragédia em Petrópolis. Serviços como a compra de créditos de transporte e consulta de saldos e extratos estão acessíveis no site e aplicativo Riocard Mais, disponível para download gratuito nos sistemas Android e IOS. Na plataforma, o passageiro pode utilizar cartões de crédito, débito ou boleto bancário para efetuar a recarga. A inovação traz mais facilidade e serviços disponíveis para os clientes, além de um clube de vantagens. Os passageiros que possuem aparelhos com tecnologia NFC e Android 9.0 ou superior, ainda podem contar com os serviços do “Valida Mais”. Nesta função, o cliente pode validar recargas pendentes do cartão sem precisar sair de casa. Nele, basta encostar o cartão Riocard Mais no celular. Para informações sobre os benefícios do cartão Riocard Mais, basta acessar o siteWillian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte