Ícone do site Diário do Transporte

São José dos Campos (SP) instala estação de abastecimento dos VLPs no terminal sul

Veículos podem ser carregados em cerca de três horas e possuem autonomia de cerca de 250 quilômetros. Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Prefeitura investiu R$ 4,6 milhões na instalação da infraestrutura

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de São José dos Campos, no interior paulista, concluiu as obras de implantação da infraestrutura de carregamento dos VLPs (Veículos Elétricos sobre Pneus) 100% elétricos. A nova estação está localizada no Terminal Sul da Linha Verde, no Campo dos Alemães.

Segundo a administração municipal, foram investidos R$ 4,6 milhões na instalação da infraestrutura, que é composta por uma subestação de transferência de energia de média para baixa tensão e seis carregadores com 200kW de potência de saída cada um.

Os carregadores possuem 1,80 m de altura por 0,75 m de comprimento e 0,75 m de largura, pesando cerca de 300 quilos cada. As estruturas possuem duas pistolas de carregamento, que garantem maior agilidade no abastecimento dos veículos, segundo a Prefeitura.

Os VLPs podem ser completamente carregados em cerca de três horas e têm autonomia de cerca de 250 quilômetros. A infraestrutura instalada no terminal comporta o carregamento de até seis veículos simultaneamente.

“Para a construção da infraestrutura de carregamento, a empresa responsável pelos carregadores, a Nansen Instrumentos de Precisão Ltda, trabalhou em conjunto com a EDP, concessionária de energia e técnicos das Secretarias de Mobilidade Urbana, Manutenção da Cidade, Gestão Habitacional e Obras e Urbam”, detalhou a Prefeitura, em nota.

EMISSÕES

Em nota, a Prefeitura informa que a emissão de poluentes com o uso dos VLPs na Linha Verde pode chegar a uma diferença de 85% se comparado com veículos convencionais movidos a diesel.

“A esse fator se soma a capacidade ampliada dos VLPs que podem transportar até 168 pessoas em seu interior, número quatro vezes maior que um ônibus comum. O fator de emissão do ônibus elétrico é de 92 g de CO2/Km e o fator de emissão do ônibus a Diesel é de 1070,9 g de CO2/Km”, detalha a administração municipal.

O projeto da Linha Verde também considera a produção de energia elétrica fotovoltaica. Assim, segundo a Prefeitura a emissão evitada tende a ser de 100%, pois não haveria emissões na produção de energia oriunda da rede.

“A aquisição dos ônibus elétricos e da infraestrutura de recarga faz parte da iniciativa da Prefeitura de São José em implementar a Linha Verde, um corredor sustentável que irá ligar as regiões sul e central da cidade.”

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Sair da versão mobile