Linhas 8 e 9 da CPTM passam a integrar sistema PAESE

Foto: Diário do Transporte

Adesão a convênio com SPTrans é necessária após início da operação com novo concessionário da área privada; contrato de concessão prevê sistema em situações de interrupção do sistema

ALEXANDRE PELEGI

As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda foram incorporadas ao Convênio de Cooperação Operacional para mútuo apoio em situações de emergência, o PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência).

A formalização de adesão ao sistema é necessária após a operação das linhas ter “mudado de mãos”, passando do setor público para o privado.

A CCR, juntamente com a Ruas Invest, assumiu a operação das duas linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) no dia 27 de janeiro de 2022. Relembre:

ViaMobilidade assume Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda e anuncia compra de 36 novos trens da Alstom

A necessidade de integração ao PAESE também está prevista no contrato de concessão, assinado pelas empresas, que formam o consórcio Via Mobilidade 8 e 9 no dia 30 de junho de 2021.

O objetivo do PAESE é oferecer opção de transporte a passageiros dos sistemas por ônibus e metroferroviário quando estes apresentam alguma interrupção na operação. O serviço é planejado, operado e monitorado pela SPTrans.

O PAESE é aplicado apenas dentro do município de São Paulo, podendo se estender até uma estação após o limite geográfico da cidade, como em casos de atendimento à algumas linhas da CPTM.


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Comentários

  1. Murilo da Silva disse:

    Do jeito que estão as coisas nas 2 linhas, vão precisar mesmo…

Deixe uma resposta