Linha a partir de São Bernardo do Campo pode ser opção de baixo custo do ABC até Aeroporto de Congonhas
Publicado em: 19 de janeiro de 2022

Ônibus partem do Paço Municipal (Terminal Metropolitano), mas passageiro deve estar atento aos intervalos, que são de mais de uma hora
ADAMO BAZANI
Em época de dificuldade para chamar um carro de aplicativo, muitos recusando viagens, ou do alto custo de táxis, ir do ABC Paulista para o Aeroporto de Congonhas, na zona Sul, pode ser uma tarefa não muito simples.
Mas conhecendo a oferta de transporte público, existem alternativas.
Uma delas é a linha 050EX1 – São Bernardo do Campo (Paço Municipal)/São Paulo (Aeroporto De Congonhas – Campo Belo) – Via São Bernardo do Campo (Avenida Senador Vergueiro) e Diadema (Avenida Água Funda).
A linha é gerenciada pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e já existe há algum tempo, mas muitos moradores da região do ABC não conhecem.
A operação atual é da empresa NEXT Mobilidade.
A tarifa é de R$ 5,70 e o serviço é prestado por ônibus comuns, ou seja, quem vai viajar com muitas malas ou peso, pode encontrar alguma dificuldade, mas em comparação com aplicativos ou táxis, pode ser uma opção interessante de preço.
Outro cuidado que o passageiro deve ter é que o serviço, que na verdade é uma extensão de uma linha já existente, tem intervalos muito longos, de mais de uma hora. Por isso, para aproveitar o baixo custo, o passageiro deve se programar.
Segundo a EMTU, o tempo de percurso do Paço Municipal de São Bernardo do Campo ao aeroporto é de 60 minutos, o que pode variar para mais ou menos de acordo com as condições de trânsito. Entre o Aeroporto e o São Bernardo do Campo, o tempo estimado de trajeto é de 60 minutos também.
A linha não opera aos sábados, domingos e feriados, ou seja, a opção é limitada aos dias úteis.
Uma dica é olhar o aplicativo da EMTU para celulares que mostra os horários a e localização dos ônibus.
O aplicativo pode ser baixado em qualquer loja virtual no celular e é de graça.
Veja algumas informações sobre a linha:
Número: 050EX1
Tipo de ônibus: Comum
Itinerário: São Bernardo do Campo (Paço Municipal)/São Paulo (Aeroporto De Congonhas – Campo Belo) – Via São Bernardo do Campo (Avenida Senador Vergueiro) e Diadema (Avenida Água Funda)
Tarifa: R$ 5,70 (matéria publicada em 19 de janeiro de 2022) – pode ser paga em dinheiro vivo ou pelo cartão do transporte (BOM/TOP)
Gerenciamento: EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos)
Operação: NEXT Mobilidade
Tempo de Percurso: 60 minutos (por sentido), mas pode variar de acordo com o trânsito
Horários (matéria publicada em 19 de janeiro de 2022 – Pode haver mudanças, por isso é bom consultar o site e o aplicativo da EMTU antes de viajar)
– Partidas de: São Bernardo do Campo (Terminal Metropolitano /Paço Municipal)
Dias Úteis
06:00 07:20 08:40 10:10 12:50 14:20 15:40 17:10 19:40 21:30
Sábados
Não Opera
Domingos e Feriados
Não Opera
– Partidas de: São Paulo (Aeroporto de Congonhas/Campo Belo)
Dias Úteis
07:10 08:40 10:00 11:30 14:10 15:40 17:00 18:30 21:00 22:40
Sábados
Não Opera
Domingos e Feriados
Não Opera
Itinerário no sentido São Bernardo do Campo/Aeroporto
Terminal Metropolitano São Bernardo Do Campo São Bernardo
Avenida Mauricio Caetano de Castro São Bernardo
Praça Samuel Sabatini São Bernardo
Avenida Senador Vergueiro São Bernardo
Praça São Joao Batista São Bernardo
Avenida Doutor Rudge Ramos São Bernardo
Avenida do Taboão São Bernardo
Passagem Sob Vd da Via Anchieta São Bernardo
Avenida do Taboão São Bernardo
Praça Walker da Costa Barbosa São Bernardo
Avenida do Taboão São Bernardo
Avenida Água Funda Diadema
Avenida Miguel Estéfano São Paulo
Viaduto Maria Maluf São Paulo
Acesso a Av Afonso D Escragnole Taunay São Paulo
Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro São Paulo
Avenida Affonso D’escragnolle Taunay São Paulo
Praça Professor Mario Autuori São Paulo
Rua Dos Democratas São Paulo
Rua Major Freire São Paulo
Avenida Fagundes Filho São Paulo
Avenida Jabaquara São Paulo
Rua Panamericana São Paulo
Rua Massaranduba São Paulo
Rua Professor Aprigio Gonzaga São Paulo
Avenida Jabaquara São Paulo
Avenida Indianópolis São Paulo
Alameda dos Guaramomis São Paulo
Avenida Chibaras São Paulo
Avenida Moreira Guimaraes São Paulo
Viaduto Joao Julião da Costa Aguiar São Paulo
Avenida Washington Luís São Paulo
Praça Comandante Lineu Gomes São Paulo
Itinerário no sentido Aeroporto/São Bernardo do Campo
Praça Comandante Lineu Gomes São Paulo
Avenida Washington Luís São Paulo
Viaduto Joao Julião da Costa Aguiar São Paulo
Avenida Moreira Guimarães São Paulo
Avenida Indianópolis São Paulo
Avenida Jabaquara São Paulo
Rua Ibituruna São Paulo
Avenida Miguel Estéfano São Paulo
Avenida Professor Abrãao de Morais São Paulo
Acesso ao Vd Min. Aliomar Baleeiro São Paulo
Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro São Paulo
Avenida Miguel Estefno São Paulo
Avenida Água Funda Diadema
Avenida Amaro Cavalcante Albuquerque Diadema
Avenida Prestes Maia Diadema
Avenida do Taboão São Bernardo
Praca da Bíblia São Bernardo
Avenida do Taboão São Bernardo
Passagem Sob Vd da Via Anchieta São Bernardo
Avenida do Taboão São Bernardo
Avenida Doutor Rudge Ramos São Bernardo
Praça São Joao Batista São Bernardo
Avenida Caminho do Mar São Bernardo
Rua Piagentini São Bernardo
Avenida Senador Vergueiro São Bernardo
Praça John Fitzgerald Kennedy São Bernardo
Avenida Senador Vergueiro São Bernardo
Praça dos Expedicionários São Bernardo
Avenida Senador Vergueiro São Bernardo
Praça Samuel Sabatini São Bernardo
Rua Jurubatuba São Bernardo
Terminal Metropolitano São Bernardo do Campo São Bernardo
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Poderia comentar da linha 470 Santo André-Congonhas, que foi suprimida na pandemia e até agora não voltou
Onde o PSDB é governado é só destruição.
O problema dessa linha são os altos intervalos, moro no ABC e trabalho no aeroporto. Depois da suspensão dos serviços da linha 470C ir do ABC ao Aeroporto de Congonhas de transporte coletivo é uma luta diária.
BOA TARDE, ENQUANTO AQUI NO RIO, QUEM MORA EM NITERÓI TEM VÁRIAS OPÇÕES PARA O SANTOS DUMONT E O GALEÃO COM INTERVALOS MÉDIOS DE 15 MIN.:
LINHA 740D – CHARITAS – IPANEMA ( VIA AEROPORTO SANTOS DUMONT E COPACABANA);- OPERADA PELA VIAÇÃO 1001 – FRESCÃO E URBANO COM AR
LINHA 2740D – CHARITAS – IPANEMA ( VIA AEROPORTO SANTOS DUMONT E COPACABANA);- OPERADA PELA VIAÇÃO BRASO LISBOA – FRESCÃO E URBANO COM AR
LINHA 761D – CHARITAS – GALEÃO ( VIA CIDADE UNIVERSITÁRIA) – URBANOC COM AR – VIAÇÃO 1001
LINHA 2761D – CHARITAS – GALEAÕ – (VIA CIDADE UNIVERSITÁRIA) FRESCÃO – VIAÇÃO 1001
TODA FROTA COM VEÍCULOS MÉDIOS DE 2 ANOS DE USO.
A cidade do Rio e Niterói são exemplos positivos para o Brasil em vários aspectos relacionados ao transporte coletivo urbano e metropolitano. No entanto por causa daquele prefeito vagabundo do MDB*STA onde seus secretários de transporte anularam várias linhas e encurtaram tantas outras por causa do BRT no período 2010/2016 até hoje quando este mesmo pilantra voltou ao poder desde janeiro de 2021 e sob a bandeira de outro partido, pouquissimas linhas foram reativadas e assim mesmo várias das linhas reativadas não voltaram a ser como eram antes da corongademia. Apesar de tudo, nos aspectos positivos quando comparamos o RIO com outras cidades de mesmo porte, o RIO ainda é motivo de orgulho quando o assunto é transporte coletivo.
Não se regozije, meu caro….os BRTs aí é de dar dó, furtos de cabos e fios, depredação de estações, carros invadindo pistas. Venha conhecer o nosso corredor ABD, e quem sabe levar alguns exemplos para sua cidade “maravilhosa”. Foi preciso dona Luiza da Magalú investir prá minorar a situação.
Existe muita demanda reprimida por linhas e itinerários no ABC. E para cativar o publico é preciso honrar os horários propostos e oferecer um ônibus com o mínimo de conforto e limpeza.
A empresa também não pode esperar que da noite para o dia, os onibus encham, e lucre absurdos. Tem que cativar, fazer publicidade, mostrar que a linha existe e que é vantajoso para o passageiro utiliza-la.
O ABC já teve linha até para o Aeroporto de Guarulhos, e de Santo André para Congonhas, mas infelizmente foram paralisadas.
Uma viagem pelo aplicativo de São Bernardo do Campo para o aeroporto de Congonhas não é desprezível.
MAS, VALE RESSALATAR QUE
1) A LINHA DE ÔNIBUS FOI APONTADA COMO OPÇÃO, ALTERNATIVA – OU SEJA, OS OUTROS MEIOS DE DESLOCAMENTO CONTINUAM VÁLIDOS
2) SIM, EM VÁRIAS OPORTUNIDADES APLICATIVOS DESISTEM DAS VIAGENS, AINDA MAIS PARA O ABC, E DEIXAM O PASSAGEIRO ESPERANDO
3) NENHUM APLICATIVO COBRA NO TRAJETO R$ 5,70 SÃO BERNARDO – AEROPORTO
4) NÃO HÁ, PORTANTO, NADA A CORRIGIR NA INFORMAÇÃO
Várias vezes não tinham veículos ônibus disponíveis na linha SBC x Congonhas, cancelamentos, carros em péssimo estado e esperas muitas vezes superiores a 2 horas quando da volta de Congonhas para SBC…
Vamos ver se com a troca da empresa (antes era Triângulo e agora é a NEXT) melhora
Só quando trocar estes tucanos.
Se fosse outros governantes, esse sonho poderia virar realidade. Com PSDB nos governos esqueci.
A ausência da 470 (que é outro tema)
Os intervalos ruins deste serviço foram mencionadoS na reportagem
A 470 faz falta e não ter o serviço aos finas de semana também é ruim pra o usuário.
Gostei da matéria, moro em sao Bernardo e não sabia dessa linho muito bom…seria bom se tivesse mos um linha intermunicipal entre São Bernardo e a zona sul Terminal riacho grande Terminal grajau. Fica a sugestão.👍
Só esqueceram de citar o micros batendo pino da Triângulo, que faziam a linha, apértadissimos (preconceito à gordos, que nem podem pegar)….lotava de volta, vinha gente de pé do Aero até o Paço…Lembro bem disso…QUEM SABE DONA BEATRIZ, a rainha dos coletivos do ABC melhore, com apoio do João Doriana.
Bom dia,
Sou morador de são Bernardo do campo, e usuário do meio de transporte público, notei melhoras nós carros das linhas, 446 , 359, e 050, quanto as horários é difícil porque é necessário se programar com bastante antecedência, quanto ao 050ex que vai ao aeroporto pra dizer a verdade é raridade você conseguir tomar este ônibus, não sei se com as melhoras dos outros talvez tenha melhora,,,,