Linha a partir de São Bernardo do Campo pode ser opção de baixo custo do ABC até Aeroporto de Congonhas

Ônibus partem do Paço Municipal (Terminal Metropolitano), mas passageiro deve estar atento aos intervalos, que são de mais de uma hora

ADAMO BAZANI

Em época de dificuldade para chamar um carro de aplicativo, muitos recusando viagens, ou do alto custo de táxis, ir do ABC Paulista para o Aeroporto de Congonhas, na zona Sul, pode ser uma tarefa não muito simples.

Mas conhecendo a oferta de transporte público, existem alternativas.

Uma delas é a linha 050EX1  – São Bernardo do Campo (Paço Municipal)/São Paulo (Aeroporto De Congonhas – Campo Belo) –  Via São Bernardo do Campo (Avenida Senador Vergueiro) e Diadema (Avenida Água Funda).

A linha é gerenciada pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e já existe há algum tempo, mas muitos moradores da região do ABC não conhecem.

A operação atual é da empresa NEXT Mobilidade.

A tarifa é de R$ 5,70 e o serviço é prestado por ônibus comuns, ou seja, quem vai viajar com muitas malas ou peso, pode encontrar alguma dificuldade, mas em comparação com aplicativos ou táxis, pode ser uma opção interessante de preço.

Outro cuidado que o passageiro deve ter é que o serviço, que na verdade é uma extensão de uma linha já existente, tem intervalos muito longos, de mais de uma hora. Por isso, para aproveitar o baixo custo, o passageiro deve se programar.

Segundo a EMTU, o tempo de percurso do Paço Municipal de São Bernardo do Campo ao aeroporto é de 60 minutos, o que pode variar para mais ou menos de acordo com as condições de trânsito. Entre o Aeroporto e o São Bernardo do Campo, o tempo estimado de trajeto é de 60 minutos também.

A linha não opera aos sábados, domingos e feriados, ou seja, a opção é limitada aos dias úteis.

Uma dica é olhar o aplicativo da EMTU para celulares que mostra os horários a e localização dos ônibus.

O aplicativo pode ser baixado em qualquer loja virtual no celular e é de graça.

Veja algumas informações sobre a linha:

Número: 050EX1

Tipo de ônibus: Comum

Itinerário: São Bernardo do Campo (Paço Municipal)/São Paulo (Aeroporto De Congonhas – Campo Belo) –  Via São Bernardo do Campo (Avenida Senador Vergueiro) e Diadema (Avenida Água Funda)

Tarifa: R$ 5,70 (matéria publicada em 19 de janeiro de 2022) – pode ser paga em dinheiro vivo ou pelo cartão do transporte (BOM/TOP)

Gerenciamento: EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos)

Operação: NEXT Mobilidade

Tempo de Percurso: 60 minutos (por sentido), mas pode variar de acordo com o trânsito

Horários (matéria publicada em 19 de janeiro de 2022 – Pode haver mudanças, por isso é bom consultar o site e o aplicativo da EMTU antes de viajar)

– Partidas de: São Bernardo do Campo (Terminal Metropolitano /Paço Municipal)

Dias Úteis
06:00   07:20   08:40   10:10   12:50   14:20   15:40   17:10   19:40   21:30

Sábados

Não Opera

Domingos e Feriados

Não Opera

– Partidas de: São Paulo (Aeroporto de Congonhas/Campo Belo)

Dias Úteis
07:10   08:40   10:00   11:30   14:10   15:40   17:00   18:30   21:00   22:40

Sábados

Não Opera

Domingos e Feriados

Não Opera

Itinerário no sentido São Bernardo do Campo/Aeroporto

Terminal Metropolitano São Bernardo Do Campo            São Bernardo

Avenida Mauricio Caetano de Castro      São Bernardo

Praça Samuel Sabatini   São Bernardo

Avenida Senador Vergueiro        São Bernardo

Praça São Joao Batista   São Bernardo

Avenida Doutor Rudge Ramos   São Bernardo

Avenida do Taboão         São Bernardo

Passagem Sob Vd da Via Anchieta            São Bernardo

Avenida do Taboão         São Bernardo

Praça Walker da Costa Barbosa São Bernardo

Avenida do Taboão         São Bernardo

Avenida Água Funda      Diadema

Avenida Miguel Estéfano             São Paulo

Viaduto Maria Maluf      São Paulo

Acesso a  Av Afonso D Escragnole Taunay            São Paulo

Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro           São Paulo

Avenida Affonso D’escragnolle Taunay  São Paulo

Praça Professor Mario Autuori   São Paulo

Rua Dos Democratas      São Paulo

Rua Major Freire              São Paulo

Avenida Fagundes Filho São Paulo

Avenida Jabaquara         São Paulo

Rua Panamericana          São Paulo

Rua Massaranduba         São Paulo

Rua Professor Aprigio Gonzaga São Paulo

Avenida Jabaquara         São Paulo

Avenida Indianópolis     São Paulo

Alameda dos Guaramomis          São Paulo

Avenida Chibaras             São Paulo

Avenida Moreira Guimaraes       São Paulo

Viaduto Joao Julião da Costa Aguiar        São Paulo

Avenida Washington Luís             São Paulo

Praça Comandante Lineu Gomes             São Paulo

Itinerário no sentido Aeroporto/São Bernardo do Campo

Praça Comandante Lineu Gomes             São Paulo

Avenida Washington Luís             São Paulo

Viaduto Joao Julião da Costa Aguiar        São Paulo

Avenida Moreira Guimarães       São Paulo

Avenida Indianópolis     São Paulo

Avenida Jabaquara         São Paulo

Rua Ibituruna    São Paulo

Avenida Miguel Estéfano             São Paulo

Avenida Professor Abrãao de Morais      São Paulo

Acesso ao Vd Min. Aliomar Baleeiro        São Paulo

Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro           São Paulo

Avenida Miguel Estefno São Paulo

Avenida Água Funda      Diadema

Avenida Amaro Cavalcante Albuquerque             Diadema

Avenida Prestes Maia    Diadema

Avenida do Taboão         São Bernardo

Praca da Bíblia   São Bernardo

Avenida do Taboão         São Bernardo

Passagem Sob Vd da Via Anchieta            São Bernardo

Avenida do Taboão         São Bernardo

Avenida Doutor Rudge Ramos   São Bernardo

Praça São Joao Batista   São Bernardo

Avenida Caminho do Mar            São Bernardo

Rua Piagentini   São Bernardo

Avenida Senador Vergueiro        São Bernardo

Praça John Fitzgerald Kennedy  São Bernardo

Avenida Senador Vergueiro        São Bernardo

Praça dos Expedicionários           São Bernardo

Avenida Senador Vergueiro        São Bernardo

Praça Samuel Sabatini   São Bernardo

Rua Jurubatuba São Bernardo

Terminal Metropolitano São Bernardo do Campo            São Bernardo

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Roberto disse:

    Poderia comentar da linha 470 Santo André-Congonhas, que foi suprimida na pandemia e até agora não voltou

    1. Raimundo Manoel de Carvalho disse:

      Onde o PSDB é governado é só destruição.

  2. Eduardo Reis disse:

    O problema dessa linha são os altos intervalos, moro no ABC e trabalho no aeroporto. Depois da suspensão dos serviços da linha 470C ir do ABC ao Aeroporto de Congonhas de transporte coletivo é uma luta diária.

  3. CARLOS ALBERTO MARCHON VIEIRA disse:

    BOA TARDE, ENQUANTO AQUI NO RIO, QUEM MORA EM NITERÓI TEM VÁRIAS OPÇÕES PARA O SANTOS DUMONT E O GALEÃO COM INTERVALOS MÉDIOS DE 15 MIN.:
    LINHA 740D – CHARITAS – IPANEMA ( VIA AEROPORTO SANTOS DUMONT E COPACABANA);- OPERADA PELA VIAÇÃO 1001 – FRESCÃO E URBANO COM AR
    LINHA 2740D – CHARITAS – IPANEMA ( VIA AEROPORTO SANTOS DUMONT E COPACABANA);- OPERADA PELA VIAÇÃO BRASO LISBOA – FRESCÃO E URBANO COM AR

    LINHA 761D – CHARITAS – GALEÃO ( VIA CIDADE UNIVERSITÁRIA) – URBANOC COM AR – VIAÇÃO 1001
    LINHA 2761D – CHARITAS – GALEAÕ – (VIA CIDADE UNIVERSITÁRIA) FRESCÃO – VIAÇÃO 1001

    TODA FROTA COM VEÍCULOS MÉDIOS DE 2 ANOS DE USO.

    1. MARCOS NASCIMENTO disse:

      A cidade do Rio e Niterói são exemplos positivos para o Brasil em vários aspectos relacionados ao transporte coletivo urbano e metropolitano. No entanto por causa daquele prefeito vagabundo do MDB*STA onde seus secretários de transporte anularam várias linhas e encurtaram tantas outras por causa do BRT no período 2010/2016 até hoje quando este mesmo pilantra voltou ao poder desde janeiro de 2021 e sob a bandeira de outro partido, pouquissimas linhas foram reativadas e assim mesmo várias das linhas reativadas não voltaram a ser como eram antes da corongademia. Apesar de tudo, nos aspectos positivos quando comparamos o RIO com outras cidades de mesmo porte, o RIO ainda é motivo de orgulho quando o assunto é transporte coletivo.

      1. Não se regozije, meu caro….os BRTs aí é de dar dó, furtos de cabos e fios, depredação de estações, carros invadindo pistas. Venha conhecer o nosso corredor ABD, e quem sabe levar alguns exemplos para sua cidade “maravilhosa”. Foi preciso dona Luiza da Magalú investir prá minorar a situação.

  4. Luis Nunez disse:

    Existe muita demanda reprimida por linhas e itinerários no ABC. E para cativar o publico é preciso honrar os horários propostos e oferecer um ônibus com o mínimo de conforto e limpeza.
    A empresa também não pode esperar que da noite para o dia, os onibus encham, e lucre absurdos. Tem que cativar, fazer publicidade, mostrar que a linha existe e que é vantajoso para o passageiro utiliza-la.
    O ABC já teve linha até para o Aeroporto de Guarulhos, e de Santo André para Congonhas, mas infelizmente foram paralisadas.

  5. Marcos Zuniga disse:

    Uma viagem pelo aplicativo de São Bernardo do Campo para o aeroporto de Congonhas não é desprezível.

    MAS, VALE RESSALATAR QUE

    1) A LINHA DE ÔNIBUS FOI APONTADA COMO OPÇÃO, ALTERNATIVA – OU SEJA, OS OUTROS MEIOS DE DESLOCAMENTO CONTINUAM VÁLIDOS
    2) SIM, EM VÁRIAS OPORTUNIDADES APLICATIVOS DESISTEM DAS VIAGENS, AINDA MAIS PARA O ABC, E DEIXAM O PASSAGEIRO ESPERANDO
    3) NENHUM APLICATIVO COBRA NO TRAJETO R$ 5,70 SÃO BERNARDO – AEROPORTO
    4) NÃO HÁ, PORTANTO, NADA A CORRIGIR NA INFORMAÇÃO

  6. Ronaldo disse:

    Várias vezes não tinham veículos ônibus disponíveis na linha SBC x Congonhas, cancelamentos, carros em péssimo estado e esperas muitas vezes superiores a 2 horas quando da volta de Congonhas para SBC…

    1. diariodotransporte disse:

      Vamos ver se com a troca da empresa (antes era Triângulo e agora é a NEXT) melhora

      1. Raimundo Manoel de Carvalho disse:

        Só quando trocar estes tucanos.

  7. Raimundo Manoel de Carvalho disse:

    Se fosse outros governantes, esse sonho poderia virar realidade. Com PSDB nos governos esqueci.

  8. Jorge disse:

    A ausência da 470 (que é outro tema)
    Os intervalos ruins deste serviço foram mencionadoS na reportagem

  9. MARCELO LEANDRO GABRIEL disse:

    A 470 faz falta e não ter o serviço aos finas de semana também é ruim pra o usuário.

  10. Claudio Moreira disse:

    Gostei da matéria, moro em sao Bernardo e não sabia dessa linho muito bom…seria bom se tivesse mos um linha intermunicipal entre São Bernardo e a zona sul Terminal riacho grande Terminal grajau. Fica a sugestão.👍

  11. Só esqueceram de citar o micros batendo pino da Triângulo, que faziam a linha, apértadissimos (preconceito à gordos, que nem podem pegar)….lotava de volta, vinha gente de pé do Aero até o Paço…Lembro bem disso…QUEM SABE DONA BEATRIZ, a rainha dos coletivos do ABC melhore, com apoio do João Doriana.

  12. Carlos Augusto Viana da Silva disse:

    Bom dia,
    Sou morador de são Bernardo do campo, e usuário do meio de transporte público, notei melhoras nós carros das linhas, 446 , 359, e 050, quanto as horários é difícil porque é necessário se programar com bastante antecedência, quanto ao 050ex que vai ao aeroporto pra dizer a verdade é raridade você conseguir tomar este ônibus, não sei se com as melhoras dos outros talvez tenha melhora,,,,

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading