Projeto nos terminais da EMTU troca tampinhas plásticas e embalagens por créditos

Doações de tampinhas são revertidas para programa de apoio a pacientes oncológicos. Foto: Divulgação / EMTU.

Objetivo é incentivar a reciclagem

JESSICA MARQUES

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) está com um projeto para incentivar a reciclagem.

Os passageiros dos terminais da EMTU podem trocar embalagens por serviços e créditos e também contribuir com projetos sociais que ajudam pacientes em tratamento de câncer.

Assim, coletores da campanha “Tampinhas de Amor”, do Instituto Amor Rosa, e máquinas de reciclagem do “Retorna Machine”, da Ambev e Triciclo, foram instalados em terminais metropolitanos do Corredor ABD para arrecadar tampinhas plásticas e embalagens.

Segundo a EMTU, os recursos obtidos através da reciclagem das tampinhas são revertidos integralmente no apoio, estruturação e realização de projetos sociais para atendimento de pacientes em tratamento de câncer.

Já as máquinas Retorna Machine convertem os materiais descartados em pontos para recarga de vale transporte e celular pré-pago, bônus na fatura de energia elétrica ou desconto em livrarias.

Para contribuir com os dois projetos, os passageiros dos terminais podem descartar as tampinhas nos coletores e as respectivas embalagens dos produtos nas máquinas.

NOVOS PONTOS

Em parceria com o Instituto Amor Rosa, a EMTU deu início nesta semana aos novos pontos de arrecadação de tampinhas plásticas nos terminais metropolitanos. A coleta do projeto “Tampinhas de Amor”, que desde outubro de 2021 era feita no Terminal São Mateus, agora também está disponível nos terminais Jabaquara, Diadema e Santo André. Por meio do projeto, a EMTU já arrecadou mais de 30 kg de tampinhas.

Os passageiros podem juntar tampinhas plásticas de diversos tipos de embalagens, como produtos de limpeza, refrigerantes, pasta de dente, cosméticos, entre outros, e depositar no coletor dos terminais.

TROCA POR CRÉDITOS

Por meio de parceria entre a EMTU, Ambev e Triciclo, os terminais metropolitanos Jabaquara, Diadema, Piraporinha, São Bernardo do Campo, São Mateus e Santo André Oeste receberam as máquinas para trocar embalagens recicláveis por serviços e créditos.

Para participar, é necessário criar uma conta digital Triciclo, de maneira gratuita, pelo site da Triciclo (clique aqui) ou pelo aplicativo Triciclo (iOS e Android). Depois, basta depositar as embalagens na máquina para começar a pontuar e receber tricoins, os pontos de troca dos benefícios. A Retorna Machine recolhe todos os tipos de materiais recicláveis como plástico, vidro, alumínio, aço e embalagens longa vida.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Deixe uma resposta