Ao responder internauta, prefeito Paulo Serra disse que exclusividade ainda se justifica, mas considerou “muito boa” sugestão de liberação fora de horário de pico, fins de semana e feriados
ADAMO BAZANI
Colaborou Willian Moreira
A prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, considera a possibilidade de liberar para carros a utilização do corredor exclusivo de ônibus da avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, que liga o Terminal da Vila Luzita, um dos mais movimentados da região, ao centro de Santo André.
Em resposta a um internauta, em transmissão em rede social na noite desta quarta-feira, 05 de janeiro de 2022, o prefeito Paulo Serra disse que “ainda” a exclusividade do corredor se justifica, mas considerou “muito boa” a sugestão de liberar o espaço dos passageiros dos ônibus para os carros ao menos fora dos horários de pico e nos fins de semana.
“A gente está revendo este estudo para ter corredor exclusivo. E ele ainda se justifica não só no horário de pico, para a gente priorizar o transporte coletivo, mas a Avenida Capitão [Mario Toledo de Camargo] está passando por mudanças, a gente tá mexendo lá, vai ter a obra do piscinão, o maior piscinão da cidade vai ser construído ali no Parque da Juventude, eu vou falar aqui ainda das enchentes e das chuvas que a gente enfrentou já na semana passada e também um pouco na segunda-feira, mas a gente está estudando. Por enquanto, o corredor ainda se justifica, mas a gente está medindo dia a dia, fazendo pesquisa Origem e Destino, revisão de itinerários para que a gente possa viabilizar essa sua sugestão que é muito boa e faz muito sentido.” – disse.
Ouça:
A Vila Luzita é a região com maior demanda para o transporte coletivo da cidade de Santo André, respondendo por cerca de 1/3 de todos os passageiros.
O sistema, que conta com um terminal na Vila Luzita e o corredor até as proximidades da Avenida Santos Dumont, foi entregue em 1999 e, apesar de necessitar de reformas estruturais permite a redução do tempo de deslocamento de quem anda de ônibus.
A qualificação do sistema está prevista juntamente com a concessão da operação de ônibus, mas desde 2016 a prefeitura de Santo André não consegue concluir a concorrência.
Desde então, a Suzantur opera o sistema de forma provisória.
A linha que atende o corredor, a TR 101, é troncal e substitui diversas linhas que partiam dos mais variados bairros que ficam depois da Vila Luzita e iam para o centro.
Desde a criação do sistema, as linhas que saíam de bairros como Jardim Irene, Represa, Clube de Campo, etc e iam até o centro, se tornaram alimentadoras e param no Terminal Vila Luzita, de onde sem pagamento de tarifa os passageiros embarcam nas linhas troncais.
Pelo corredor, segue a TR 101, que é operada com ônibus articulados.
Os embarques e desembarques são pelo lado esquerdo dos coletivos e em nível, ou seja, em plataformas com a altura do assoalho interno dos ônibus.
Apesar de haver estações, não há pré-embarque, ou seja, pagamento de tarifa antes de entrar no ônibus.
O pavimento é de asfalto e não de concreto. O concreto é mais indicado para o peso dos ônibus. Como resultado, o corredor é cheio de ondulações e buracos.
A Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo tem três faixas em cada sentido, sendo que as faixas da direita e central são para tráfego geral e a da esquerda, para o transporte coletivo.
No meio de cada sentido, fica o córrego Guarará, que costuma transbordar com chuva.
PISCINÃO:
Paulo Serra anunciou na transmissão também que neste primeiro semestre de 2022 deve fazer a contratação para as obras de um piscinão na Vila América, nas imediações do Parque da Juventude, região atendida pelo corredor de ônibus da Mário Toledo de Camargo.
A área é um ponto antigo de enchentes na cidade, o que prejudica a circulação dos transportes coletivos e também afeta residências e comércios.
Na última semana, quando foram registrados 110 mm de chuva em Santo André, a região do corredor de ônibus ficou alagada.
De acordo com prefeito, a elaboração do projeto está em fase final.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes