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ÁUDIO: Santo André estuda possibilidade de liberar corredor de ônibus da Vila Luzita para carros

Ao responder internauta, prefeito Paulo Serra disse que exclusividade ainda se justifica, mas considerou “muito boa” sugestão de liberação fora de horário de pico, fins de semana e feriados

ADAMO BAZANI

Colaborou Willian Moreira

A prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, considera a possibilidade de liberar para carros a utilização do corredor exclusivo de ônibus da avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, que liga o Terminal da Vila Luzita, um dos mais movimentados da região, ao centro de Santo André.

Em resposta a um internauta, em transmissão em rede social na noite desta quarta-feira, 05 de janeiro de 2022, o prefeito Paulo Serra disse que “ainda” a exclusividade do corredor se justifica, mas considerou “muito boa” a sugestão de liberar o espaço dos passageiros dos ônibus para os carros ao menos fora dos horários de pico e nos fins de semana.

“A gente está revendo este estudo para ter corredor exclusivo. E ele ainda se justifica não só no horário de pico, para a gente priorizar o transporte coletivo, mas a Avenida Capitão [Mario Toledo de Camargo] está passando por mudanças, a gente tá mexendo lá, vai ter a obra do piscinão, o maior piscinão da cidade vai ser construído ali no Parque da Juventude, eu vou falar aqui ainda das enchentes e das chuvas que a gente enfrentou já na semana passada e também um pouco na segunda-feira, mas a gente está estudando. Por enquanto, o corredor ainda se justifica, mas a gente está medindo dia a dia, fazendo pesquisa Origem e Destino, revisão de itinerários para que a gente possa viabilizar essa sua sugestão que é muito boa e faz muito sentido.” – disse.

Ouça:

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A Vila Luzita é a região com maior demanda para o transporte coletivo da cidade de Santo André, respondendo por cerca de 1/3 de todos os passageiros.

O sistema, que conta com um terminal na Vila Luzita e o corredor até as proximidades da Avenida Santos Dumont, foi entregue em 1999 e, apesar de necessitar de reformas estruturais permite a redução do tempo de deslocamento de quem anda de ônibus.

A qualificação do sistema está prevista juntamente com a concessão da operação de ônibus, mas desde 2016 a prefeitura de Santo André não consegue concluir a concorrência.

Desde então, a Suzantur opera o sistema de forma provisória.

A linha que atende o corredor, a TR 101, é troncal e substitui diversas linhas que partiam dos mais variados bairros que ficam depois da Vila Luzita e iam para o centro.

Desde a criação do sistema, as linhas que saíam de bairros como Jardim Irene, Represa, Clube de Campo, etc e iam até o centro, se tornaram alimentadoras e param no Terminal Vila Luzita, de onde sem pagamento de tarifa os passageiros embarcam nas linhas troncais.

Pelo corredor, segue a TR 101, que é operada com ônibus articulados.

Os embarques e desembarques são pelo lado esquerdo dos coletivos e em nível, ou seja, em plataformas com a altura do assoalho interno dos ônibus.

Apesar de haver estações, não há pré-embarque, ou seja, pagamento de tarifa antes de entrar no ônibus.

O pavimento é de asfalto e não de concreto. O concreto é mais indicado para o peso dos ônibus. Como resultado, o corredor é cheio de ondulações e buracos.

A Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo tem três faixas em cada sentido, sendo que as faixas da direita e central são para tráfego geral e a da esquerda, para o transporte coletivo.

No meio de cada sentido, fica o córrego Guarará, que costuma transbordar com chuva.

PISCINÃO:

Paulo Serra anunciou na transmissão também que neste primeiro semestre de 2022 deve fazer a contratação para as obras de um piscinão na Vila América, nas imediações do Parque da Juventude, região atendida pelo corredor de ônibus da Mário Toledo de Camargo.

A área é um ponto antigo de enchentes na cidade, o que prejudica a circulação dos transportes coletivos e também afeta residências e comércios.

Na última semana, quando foram registrados 110 mm de chuva em Santo André, a região do corredor de ônibus ficou alagada.

De acordo com prefeito, a elaboração do projeto está em fase final.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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