Linha 10 interrompida por causa de chuva. Alagamentos no ABC e capital paulista

Situação prejudica transportes públicos e circulação em geral

ADAMO BAZANI

O Verão chegou e com ele velhos problemas.

Partes da capital paulista e do ABC estão sendo duramente afetadas por uma forte chuva na tarde desta terça-feira, 28 de dezembro de 2021.

Na cidade de São Paulo, as regiões central e leste estão entre mais atingidas.

Na Avenida 23 de Maio, há alagamento na região da Praça da Bandeira, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) da prefeitura.

No ABC, choveu forte em praticamente toda a região nesta tarde.

Há pontos de alagamento em vias como Ramiro Coleoni, Carijós, Valentin Magalhães, Perimetral, Estados, Capitão Mario Toledo de Camargo entre outras, em Santo André.

A linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está com trecho interrompido entre prefeito Saladino e Rio Grande da Serra por causa de alagamentos em via férrea. Depois, o trecho afetado foi entre as estações Rio Grande da Serra e Estação Celso Daniel, no centro de Santo André.

A CPTM diz que acionou ônibus da operação PAESE para o trecho.

Em virtude de alagamento por causa das fortes chuvas que caem na tarde desta terça-feira (28/12), a circulação de trens está interrompida na Linha 10-Turquesa, entre as estações São Caetano e Rio Grande da Serra. Por conta disso, a partir das 15h30, o Serviço 710 foi temporariamente suspenso. A Linha 7-Rubi opera normalmente.

Os ônibus e trólebus da região também são afetados por causa da chuva de Verão.

As linhas 285, 286, 287, 287P e 287Ubus, do Corredor ABD, tiveram de ser paralisadas devido a alagamento em Santo André (Parada Alfredo Fláquer).

Confira a nota da Prefeitura sobre os alagamentos na cidade:

A Prefeitura de Santo André informa que existem diversos pontos de alagamento na cidade devido a forte chuva desta terça-feira (28). O volume no Jardim Ipanema e Vila Suiça se aproximou de 100 mm, enquanto na Vila Humaitá, Vitória e Cidade São Jorge atingiu 75 mm. Alguns pontos tiveram situação mais crítica como eixo da Av. dos Estados, arredores do Córrego Guarará, e ainda cruzamentos como na rua Justino Paixão x rua Ramiro Colleoni, rua Igarapava, Av. Lauro Gomes próximo ao cemitério vertical, rua Bartolomeu de Gusmão com acesso para a Av. dos Estados, Estrada do Pedroso x rua dos Missionários, Av. Capitão Mário Toledo de Camargo x Av. São Bernardo, Av. Capitão Mário Toledo de Camargo x Av. Dom Pedro I, Av. Santos Dumont x Praça XIV Bis, rua Siqueira Alves na Vila Alzira e ainda a região da Av. Valentim Magalhães. Já no Jardim Santo André um raio atingiu dois barracos causando um princípio de incêndio, mas logo controlado, sem maiores transtornos. A Defesa Civil da cidade segue com toda a equipe em operação.

CPTM TEM OPERAÇÃO RETOMADA

Segundo a CPTM, a partir das 20h desta terça-feira (28/12), a circulação de trens entre as estações Capuava e Mauá e o serviço 710 foram retomados. Em virtude ainda de reflexos dos alagamentos em alguns trechos das vias, os trens circulam com velocidade reduzida e maiores intervalos entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Rio Grande da Serra.

Nesta tarde, a circulação de trens da Linha 10-Turquesa foi afetada devido a alagamentos nas vias por causa das fortes chuvas.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta