ANAC suspende Certificado de Operador Aéreo da ITA (Itapemirim Transportes Aéreos)

Sidnei Piva à frente de aeronave

Empresa de Sidnei Piva deixou de realizar todos os voos nesta sexta-feira (17)

ADAMO BAZANI

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) informou de forma oficial na noite desta sexta-feira, 17 dezembro de 2021, que suspendeu o Certificado de Operador Aéreo (COA) da ITA (Itapemirim Transportes Aéreos), do empresário Sidnei Piva de Jesus.

De acordo com órgão federal, por meio de nota, os passageiros com voos previstos, a partir deste sábado (18/12), não devem comparecer aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea, que no fim da noite comunicou a suspensão de todos os seus voos.

Veja a nota na íntegra

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) foi informada, por volta de 18h, pela empresa aérea Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), nesta sexta-feira (17/12), sobre a suspensão temporária das operações no Brasil devido a uma restruturação interna. A Agência determinou que a empresa aérea preste imediatamente atendimento integral a todos os passageiros e comunique, individualmente, sobre cancelamento de voos e reacomodações, bem como garanta o reembolso das passagens aéreas comercializadas, cumprindo as regras da Resolução ANAC 400, de 2016.

A ANAC recomenda, ainda, que os passageiros com voos previstos, a partir deste sábado (18/12), não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea. A Itapemirim informou que os passageiros com viagens programadas para os próximos dias devem entrar em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br. A ANAC orienta que os passageiros também recorram à plataforma Consumidor.gov.br.

A segurança das operações aéreas é prioridade da Agência. Devido à paralisação das operações da empresa, a ANAC suspendeu o seu Certificado de Operador Aéreo (COA).

Já a Itapemirim, também em nota, disse que tomou a decisão devido a uma “reestruturação interna”, sem detalhar o que significa essa restruturação.

A empresa diz que vai realizar “máximos esforços” para voltar a operar, mas não deu previsão.

Ainda de acordo com a companhia, as operações de ônibus da Viação Itapemirim não são prejudicadas.

Publicações especializadas em transporte aéreo dizem que se trata de um problema de paralisação de serviços terceirizados, que não estão sendo pagos pela Itapemirim.

Passageiros foram pegos de surpresa e se revoltaram, dizendo que não estão recebendo atendimento e orientação por parte da ITA. A paralisação é no País inteiro.

Os relatos em redes sociais dão conta que não há ninguém para atender em nome da Itapemirim Transportes Aéreos.

Usuários relatam também que um endereço de e-mail colocado à disposição dos passageiros está retornando as mensagens, orientando a procurar um chat, onde também dizem que não conseguem atendimento.

Aviso à imprensa

ITA suspende temporariamente todas as suas operações
O Grupo Itapemirim informa que, por iniciativa própria, suspendeu temporariamente as operações de sua companhia aérea, a ITA, no início da noite desta sexta-feira (17) para uma reestruturação interna.
A decisão foi tomada por necessidade de ajustes operacionais. A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) já foi informada da decisão.
A ITA lamenta os transtornos causados e afirma que irá continuar prestando toda assistência aos passageiros impactados, conforme prevê a resolução 400 da ANAC.
A companhia orienta os passageiros com viagens programadas para os próximos dias que entrem em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br.
A companhia irá dedicar o máximo esforço para, em breve, retomar seus voos.
O Grupo Itapemirim informa também que essa decisão não afeta a prestação de serviço do transporte rodoviário, por meio da Viação Itapemirim, cujas operações seguem normalmente.

As empresas da Itapemirim estão em recuperação judicial desde março de 2016.

Entre dívidas com fornecedores, trabalhistas, bancárias, tributárias e de administração, os valores se aproximam de R$ 2 bilhões.

Em 2017, juntamente com outros empresários, Sidnei Piva comprou a Viação Itapemirim e suas empresas coligadas, até se tornar principal controlador com a saída da sócia Camila Valdívia, que fundou uma empresa de ônibus de menor porte chamada Amarelinho.

Em 2020, Piva cria a ITA (Itapemirim Transportes Aéreos), que não está na recuperação judicial, mas sua constituição é discutida entre os credores.

A empresa tem sido alvo de reclamações de passageiros por constantes atrasos e parcelamentos e protestos por parte dos funcionários que alegam que reiteradamente a ITA tem atrasado salários e benefícios.

Em um comunicado interno, ao qual o Diário do Transporte teve acesso, a empresa orienta os funcionários a procurarem os Recursos Humanos para mais explicações a partir de segunda-feira (20).

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. O Brasil parece que merece ser execrado, exculachado mesmo,,,,Por ter pessoas que ignoram certas informações, e vai na onda, uma espécie de saco sem fundo, uma cilada,,,,,furada mesmo, e!es se ferram de verde amarelo,,,,ITAPEMIRIM esquece (avisem amigos e parentes dessa enganação), ela não mais existe, apenas suas dívidas,,,,e esse Piva (como já falei aqui) é um tremendo aventureiro, uma cópia de Canhedo, que acabou com a VASP

    1. Jose Luiz esposito disse:

      Quem acabou com a VASP foram os,Politicos PAULISTAS ( psdb/ pmdb) Franco montero, quercia, Covas e outros , depois,convencerá ao cañedo a ficar,com a empresa , pois conseguiríamos financiamiento, mas n conseguiram M nenhuma e ainda chamavam cañedo de Mal Empresario, cañedo foi apenas um otario , como o Paim da Coro Brastel , meu amigo

  2. Como pode esse grupo patético ter vencido a licitação de São José dos Campos?
    Este país nao tem jeito mesmo.

  3. Luiz Villela Linhares disse:

    Agora vão manchar de vez o nome da Itapemirim , lamentável . Não vai demorar a afetar o setor rodoviário também , uma pena.Culpa disso do Judiciario que deu crédito para esses investidores suspeitos e de passados obscuros . Esse é o Brasil. E a prefeitura de São José dos Campos SP deve estar roendo os dentes , só esse grupo se interessou na licitação pública de lá . Pode vir aí um golpe geral . Triste em saber que esses caras estão fazendo .Os funcionários antigos dificilmente vão receber o que o grupo deve e os mais recentes correm o risco também .

  4. Carlos Eduardo disse:

    Chegaram com muita cede ao pote era para ter começado com os rj da Embraer e aí indo para o 190 mais não já que vim como empresa grande

  5. Erivan Leonardo Bezerra da Silva disse:

    isso e um absurdo já cancelaram meu vôo três vezes sem mi comunica eu preciso viajar dia 2 não sei como vai fica ajente liga pró balcão de informação eles não atendem isso e um desrespeito com o cidadão brasileiro so no Brasil têm essas coisas

  6. Rosemeire Azevedo Da Silva disse:

    Como vou fazer porque vc passa email não está funcionando liga também não estão atendendo 😞😕😞😕 estou no estado de nervo

  7. JEANE disse:

    Comprei passagens para passar férias e meu filho ia viajar de avião a primeira vez, e eles cancelaram um dia antes a viagem. Que tínhamos planejado a vários meses contando os dias, perdemos diárias por que o hotel poderia ser cancelado com antecedência e não faltando apenas 24h . E até agirá nada de reembolso por parte da empresa. Férias frustradas cansada por uma empresa que nem mesmo atende um chat, telefone,ou e-mail

  8. FLAVIO JOSE Lima disse:

    A Gol, Tam, azul já teve seus problemas financeiros e foi socorridas por verbas milionárias de governos anteriores. O que resta a Ita é transferir sua empresa há um país onde tem menos corrupção do que aqui.

    1. Jose Luiz esposito disse:

      Empresas de aviacao no Brasil, sofrem mesmo e com os Desgovernadores , e com o Preco do Querosene de aviacao, e interferencia do Estado e taxas da infraeroe Impostos,

  9. Isabel cordeiro disse:

    Um absurdo estou de passagem comprada pra 5 de janeiro não sei como vai fica até paguei as passagens já meu deus

  10. Beto Carvalho disse:

    Só queria meu dinheiro de volta da passagem e hotel que perdi 😢😢😢.
    Vou ter que entrar na justiça.

  11. Benedito dos Santos castro disse:

    Não querendo ser pessimista….dica
    Acho que essa daí já quebrou….igual a Avianca quem realmente precisa viajar e tiver outros meios pode dar outro jeito.

Deixe uma resposta