Sinalização para embarque nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô em SP reduz tempo de parada em 17%

Adesivos no chão orientam passageiros sobre melhor forma de embarcar. Foto: Divulgação.

Desde 2013, quando ações educativas começaram, tempo de percurso completo da linha e intervalo também diminuíram

JESSICA MARQUES

Os passageiros que utilizam as linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, em São Paulo, têm o embarque orientado por adesivos no chão e campanhas.

Desde que o projeto foi implementado, em outubro de 2013, houve redução de 17% no tempo de parada dos trens nas plataformas, sem prejudicar o embarque.

Além disso, o tempo de percurso completo da linha e o intervalo também diminuíram. Com isso, o passageiro espera menos nas plataformas e viaja com mais rapidez.

Os detalhes foram divulgados ao Diário do Transporte pela ViaQuatro e ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô em São Paulo, respectivamente.

As ações integram a campanha “Embarque Consciente”, em todas as estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás.

“Por meio de sinalização e ações educativas, o programa orienta os passageiros a aguardar o embarque nos trens na região lateral das portas de plataforma, deixando a área central livre para desembarque. Simples e eficiente, a campanha tem ajudado a organizar o fluxo de passageiros, especialmente no horário de pico. A iniciativa ainda contribui para reduzir intervenções nas portas de plataformas, possibilitando aumentar o número de viagens e atender mais usuários”, detalham as companhias.

Na Linha 4-Amarela a campanha é realizada desde outubro de 2013, e na Linha 5-Lilás desde os primeiros meses da operação pela ViaMobilidade, que começou em agosto de 2018.

Importante ressaltar que em ambas as linhas a iniciativa conta com um conjunto de medidas que envolve painéis informativos, vídeos educativos e orientação constante dos Agentes de Atendimento e Segurança das estações”, ressaltam as empresas.

OPERAÇÃO

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país.

Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo.

A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin. Ela se integra ao Metrô na Estação Santa Cruz (Linha 1-Azul) e na Estação Chácara Klabin (Linha 2-Verde) e à CPTM (Linha 9-Esmeralda) na Estação Santo Amaro.

Já a Linha 17-Ouro, quando concluída pelo Governo do Estado de São Paulo, terá oito paradas entre as estações Morumbi e Jardim Aeroporto, com integrações à Linha 5-Lilás, na Estação Campo Belo, e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, na Estação Morumbi.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. André disse:

    Espero agora que o estado cumpra a sua obrigação com o povo de implantar a orientação de piso em TODAS AS ESTAÇÕES do metrô e da CPTM, e não apenas nas estações privatizadas

Deixe uma resposta