É hoje! Live “ANTP Café” discute nesta sexta (26) como a tecnologia pode participar de novo modelo do sistema de transporte

Encontro será nesta sexta-feira, 26 de novembro, às 17h, reunindo Rafael Teles, diretor de produtos da Transdata; Valmir Colodrão, CEO da Praxio; e João Ronco Junior, Diretor Presidente da Prodata Mobility Brasil

PARA ASSISTIR PELO YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=gnSFTgjrH2Y

INSCRIÇÕES GRATUITAS PELO LINK: https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_RDeVNq_sQ4WUFTUGs39DvA

ALEXANDRE PELEGI

Várias entidades do setor de transportes, de operadoras até entidades de fabricantes de carrocerias e chassis, vêm discutindo a necessidade de um novo formato de contratação do sistema de transporte público nos municípios brasileiros.

A pandemia veio escancarar o fim de um modelo que até hoje é adotado no país, em que os custos do sistema têm de ser sustentados por aqueles que pagam a tarifa.

Na proposta de um novo marco regulatório para o setor apresentada pelo senador Anastasia, com base em estudos da NTU, ANPTrilhos, ANTP e vários outros parceiros, a meta é garantir fontes fixas de receita, mas em contrapartida haverá cobrança das empresas operadoras em itens como qualidade e transparência.

Isso implica que todos os cidadãos de um município poderão, a qualquer momento, verificar a situação real do serviço que é prestado em sua cidade, se as empresas de ônibus contratadas estão cumpridos o contrato de concessão, se as verbas destinadas ao sistema estão sendo aplicadas corretamente e se o poder concedente está cumprindo seu papel.

No evento on-line “ANTP Café”, nesta sexta-feira, 26 de novembro às 17h,  discutiremos como garantir que essa transparência de fato se realize.

É possível medir qualidade do sistema de transporte urbano?

Como dar ferramentas ao passageiro para que ele mesmo possa avaliar o serviço que lhe está sendo prestado?

A ideia é perguntar para quem lida com o setor se a tecnologia ajuda ou “atrapalha”, se encarece ou gera economias, se auxilia o passageiro ou apenas ajuda o poder concedente a colocar os ônibus na rua…

Para resumir numa pergunta: como a tecnologia deve ser contemplada em futuros modelos de negócios no transporte coletivo?

Qual papel ela terá para melhorar a vida do passageiro, e como isso poderá ser feito sem custos adicionais?

Convidamos três dirigentes de destacadas empresas de tecnologia que atuam em várias cidades brasileiras no transporte coletivo urbano há décadas. Eles responderão essas e outras perguntas com base em sua vasta experiência em inúmeras cidades do país, assim como descreverão quais suas visões para o futuro imediato no pós-pandemia.

Com moderação do jornalista Alexandre Pelegi do Diário do Transporte, e com Cláudio Frederico, vice-presidente da ANTP como âncora, os convidados para a rodada de prosa são Rafael Teles, diretor de produtos da Transadata; Valmir Colodrão, CEO e Co-Fundador da Praxio; e João Ronco Junior, Diretor Presidente da Prodata Mobility Brasil.

O ANTP Café será realizado nesta sexta-feira, 26 de novembro, às 17h.

A participação é gratuita, mas é preciso se inscrever pelo link:

https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_RDeVNq_sQ4WUFTUGs39DvA

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta