Linhas metropolitanas na região de Sorocaba terão alterações de trajetos e operações

Alguns serviços que antes eram radiais vão se tornar circulares

ADAMO BAZANI

Passageiros de ônibus metropolitanos na região de Sorocaba, no interior paulista, precisam estar atentos para mudanças de trajetos, seccionamentos e características operacionais.

Alguns serviços que antes eram radiais, com dois “pontos finais”, vão se tornar circulares.

Haverá também algumas mudanças de intinerários.

As determinações foram publicadas pela STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) desta quinta-feira, 18 de novembro de 2021, e as empresas operadoras têm até dez dias para colocarem em prática.

Em nota ao Diário do Transporte, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) detalhou as linhas envolvidas e as alterações oficializadas.

6211 Ibiúna (Terminal Rodoviário Antônio Falci)/Sorocaba (Terminal Rodoviário de Sorocaba)

6212 Ibiúna (Terminal Rodoviário Antônio Falci)/Piedade (Terminal Rodoviário de Piedade)

6223 Ibiúna (Terminal Rodoviário Antônio Falci)/Piedade (Terminal Rodoviário de Piedade)

6329 Piedade (Terminal Rodoviário de Piedade)/Sorocaba (Terminal Rodoviário de Sorocaba)

As linhas 6211TRO, 6212TRO, 6223TRO e 6329TRO tiveram atualizações em seus logradouros no município de Piedade, não modificando o itinerário atualmente praticado. Em razão do início da reforma do Terminal Rodoviário Antônio Falci e determinação da Prefeitura de Ibiúna, as linhas 6211TRO, 6212TRO e 6223TRO tiveram alteração de terminal principal, passando a operar na Rua Guarani, ao lado do Mercado Municipal. Quanto às alterações nas tabelas horárias e frotas destas linhas, trata-se apenas de regularização das atualmente praticadas, não havendo modificações para os passageiros.

6225 Itu (Road Shopping)/ Itu (Terminal Cidade Nova)

6226 Mairinque (Bairro São José)/ Itu (Terminal Cidade Nova)

6226EX1 Itu (Terminal Cidade Nova)/ Mairinque (Bairro São José)

As linhas 6225TRO e 6226TRO passam de radial para circular, com terminal principal no Terminal Cidade Nova, em Itu. A proposta também regulariza a junção dos atendimentos 6226TRO e 6226EX1 em uma única linha que atende o Terminal Cidade Nova (Itu), o Catarina Fashion Outlet (São Roque) e o bairro São José (Mairinque), como já tem sido realizado durante a pandemia, portanto sem alterações para os passageiros.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. vagligeiro disse:

    Engraçado. O terminal de Piedade, ao meu ver, não precisa de reforma estrutural. No máximo, apenas repavimentação, o que é rápido. É um terminal bonito, simpático e que serve ao que foi proposto. Além do mais, ele tem uma estética que soa como se tivesse mantido ele na época de sua criação – anos 70/80. Tomara que não desvirtuem o terminal.

    Sobre as linhas de Itu – Mairinque – São Roque citadas, pelo visto são linhas que cobrem a Rodovia Castelo Branco. A Terminal Cidade Nova – Roadshopping, que eu me lembre ela foi criada originalmente como Cidade Nova – Araçariguama. Sempre quis tentar pegar ela, mas nunca consegui tempo ou horário combinado. Não entendo porque não existe uma linha São Roque – Itu (Cidade Nova), a propósito. Poderia a mesma cobrir a Castelo Branco e os residenciais e polos empresariais que hoje ocupam as margens da via. A atual, que vai até a Road Shopping, volta antes do acesso a São Roque.

    (Curiosidade – o terminal de Ibiúna tem uma placa com aviso de obras de reformas e valores, com uma faixa sobre ela dito que o dinheiro foi devolvido e a obra não foi realizada)

  2. Marco Antônio da Silva disse:

    Na verdade Itu SP poderia ter um rodo terminal na altura do km 80 da Castelo Branco daria pra cobrir toda a região! (Iperó,Boituva, São roque, Cerquilho até mesmo Sorocaba) e linhas em que nem passam próximo a rodoviária de Itu por ser fora de mão! Fica aí sugestão pra algum empresário do ramo!

  3. Marco Antônio da Silva disse:

    Itu SP poderia ter um rodo terminal na altura do km 80 da Castelo Branco e serviria bem a região (São roque, Boituva, Iperó, Cerquilho, até mesmo Sorocaba) já que muitas linhas rodoviárias que passam na Castelo Branco não entram em Itu por a rodoviária ser fora de mão! Fica aí a sugestão pra algum empresário do ramo!

  4. Silva79 disse:

    Não adianta mudar as coisas e não fiscalizar , aqui em Votorantim a EMTU mudou a tabela da linha 6305 lageado ,mas continua lutado os ônibus , ele passa direto no ponto da rodoviária lotado .
    Principalmente depois das 17 horas , quando as pessoas voltam pra casa
    A São João diz que é aumento de estudante ,pois se sabe do problema porque não aumenta os ônibus
    A São João usa os ônibus que fazem as linhas intermunicipal para fazer também o urbano
    A EMTU tem trocar a São João , passar para outra empresa com mas compromisso com a população

Deixe uma resposta