Parceria do Setrerj com o Moovit leva exibição de horários dos ônibus em tempo real para Niterói

Auto Lotação Ingá, integra o Setrej e opera no transporte municipal de Niterói. Foto: Gabriel Henrique Lima - Ônibus Brasil

Aplicativo também informará passageiros com antecedência em quais veículos eles podem pagar com aproximação, parceria com o Cartão Digital da RioCard Mais

ALEXANDRE PELEGI

Uma parceria entre o Moovit, uma empresa Intel, com o Setrerj (Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro), passou a informar os usuários em Niterói quanto tempo falta para os ônibus chegarem aos pontos.

As informações em tempo real estão disponíveis em 45 linhas do Consórcio Transoceânico, Expresso Garcia e Ingá.

Ainda em fase de testes, o anúncio oficial será feito nesta quinta-feira, 18 de novembro de 2021.

Outro diferencial que o Moovit traz para os passageiros dos ônibus de Niterói é a informação antecipada de quais ônibus aceitam pagamento por aproximação, o NFC. Este recurso foi desenvolvido para beneficiar passageiros que utilizam o Cartão Digital da Riocard Mais. Um ícone de NFC será exibido ao lado do número do ônibus quando o pagamento por aproximação for aceito.

Para o gerente geral do Moovit no Brasil, Pedro Palhares, o aplicativo tem a missão de simplificar a mobilidade urbana para todos. “Há tempos queríamos trazer essa comodidade para Niterói e beneficiar os moradores da cidade. Somos gratos ao Setrerj pela parceria, e esperamos que cada vez mais pessoas usem o transporte público com essas facilidades”, afirma.

Já para o presidente do Setrej, Marcio Barbosa, o objetivo é garantir aos niteroienses mais comodidade ao usar os ônibus. “A parceria com o Moovit tem este objetivo”, diz.

Os horários dos ônibus no Moovit são exibidos em duas cores: em preto estão os horários programados; em verde, as estimativas em tempo real.

Os horários programados são fornecidos pelas empresas e operadores de transporte, coletados em fontes de informação oficiais ou checados pela Comunidade Mooviter.

O horário em tempo real é baseado na localização atual do veículo por meio de sinal de GPS, fornecido pela empresa ou operador de transporte público. A precisão das estimativas pode variar, pois depende da qualidade do sinal do GPS, das condições de tráfego e da estabilidade da fonte de dados.

PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

NFC (near-field communication) é uma tecnologia que permite a troca de informações sem fio e de forma segura entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um do outro. Estes dispositivos podem ser telefones celulares, tablets, crachás, cartões de bilhetes eletrônicos, pulseiras e qualquer outro dispositivo com um chip NFC.

A tecnologia NFC é a condição essencial para que ocorra a comunicação entre o smartphone do passageiro e o validador do meio de transporte. Com a tecnologia presente em ambos os equipamentos, o pagamento com o Cartão Digital Riocard Mais será efetuado.

O Moovit explica que para aderir à novidade, basta baixar gratuitamente o aplicativo Cartão Digital + Valida Mais na loja Google Play.

O assistente virtual Tomais ajuda no passo a passo, que é muito simples: basta preencher o cadastro, criar uma senha segura e definir um PIN com quatro dígitos, que será utilizado para autenticar cada pagamento de passagem. Depois de solicitar a criação do Cartão Digital, um e-mail será enviado com todas as informações. Até o momento, 106 mil clientes fizeram o download e 68 mil habilitaram o cartão digital para uso.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Roberio disse:

    Isso é uma ótima notícia

Deixe uma resposta