Metrô de SP adia por tempo indeterminado licitação para obras de novo acesso da Estação Paulista da Linha 4 – Amarela

Saída da Linha 4 pela Rua da Consolação. Foto: Google Maps

Certame foi adiado por duas vezes; publicado originalmente no dia 15 de junho, a concorrência seria em 20 de agosto, alterada para 27 de setembro, e depois para 28 de outubro

ALEXANDRE PELEGI

O Metrô de São Paulo, após dois adiamentos, decidiu suspender por tempo indeterminado (sine die) a licitação para a construção da implantação de acesso entre a Bela Cintra e a Estação Paulista da Linha 4 – Amarela.

Em publicação na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 17 de novembro de 2021, a Companhia comunicou a suspensão do certame para seleção das propostas para as obras civis.

Na publicação o Metrô de SP informa somente que a nova data da sessão pública “será comunicada oportunamente”.

A data da sessão pública foi adiada por duas vezes.

Inicialmente agendado para 20 de agosto, a data para a abertura das propostas foi depois alterada para 27 de setembro, e posteriormente retificada para o dia 28 de outubro de 2021.

Conforme mostrou o Diário do Transporte, o início do processo iniciou-se quando o Metrô publicou o aviso de Licitação no dia 15 de junho de 2021.

A Licitação será efetuada em lote único.

Segundo o Edital, o valor do orçamento estimado pela Companhia do Metrô para as obras é sigiloso até a assinatura do contrato. O custo será bancado pelo Governo do Estado de São Paulo.

Os serviços serão executados sob o regime de empreitada por preço unitário e global (mista).

Como mostrou o Diário do Transporte, no dia 23 de janeiro deste ano o Governador João Doria declarou de utilidade pública “para fins de instituição de servidão ou desapropriação pela Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ”, um imóvel localizado na rua Bela Cintra destinado a este fim.

Em 2013, o então presidente da estatal, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, ao anunciar a construção do novo túnel de ligação entre as Linhas 2-Verde e 4-Amarela, disse que um novo acesso seria feito na Rua Bela Cintra. “Vai ser só saída, da Linha 4 diretamente para a rua”, afirmou.

Esse novo acesso ficaria do lado oposto à saída pela Rua da Consolação, dando a opção para saída pela Rua Bela Cintra.

Segundo o Metrô, em nota, a licitação ocorre paralelamente à concorrência para construção de um novo túnel de ligação entre as estações Consolação (Linha 2-Verde) e Paulista (Linha 4-Amarela)

A construção da nova entrada vai aproveitar uma área técnica já existente na estação. Esse acesso deverá levar os passageiros à entrada da Rua da Consolação, onde estão as escadas rolantes, escadas fixas e elevador.

Paralelamente, o Metrô trabalha em outro projeto para construir um novo túnel de ligação entre as estações Consolação (Linha 2-Verde) e Paulista (Linha 4-Amarela), ampliando a capacidade de transferência entre essas estações. A licitação para as obras está em andamento e a meta é assinar o contrato e iniciar os trabalhos no segundo semestre deste ano.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading