Manaus (AM) libera acesso para a praia da Ponta Negra de segunda a domingo

Decisão foi tomada pelo prefeito David Almeida. Foto: Marcely Gomes / Arquivo Semcom.

Liberação entra em vigor a partir do próximo dia 14, véspera do feriado da Proclamação da República, 15

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Manaus, no Amazonas, vai liberar o acesso à praia da Ponta Negra de segunda a domingo.

A liberação entra em vigor a partir do próximo domingo, 14 de novembro de 2021, véspera do feriado da Proclamação da República.

Em nota, o prefeito David Almeida informou que a decisão foi tomada pelo fato de 69% da população vacinável já estar imunizada.

“Com o avanço da vacinação na capital, estamos abrindo a praia também aos domingos e teremos medições semanais para acompanhar os números da Covid. Vamos manter todos os cuidados, o distanciamento e seguir intensificando a necessidade de todos se vacinarem. Nos meses de novembro e dezembro, faremos este controle”, disse David Almeida.

Em razão das medidas de proteção contra a pandemia, a praia e o acesso ao banho estavam interditados aos finais de semana e feriados, funcionando de segunda-feira a sábado. Agora o complexo volta a funcionar de segunda a domingo, de 9h as 17h (para banho no rio).

A comissão que coordena a gestão do parque monta estrutura para receber os frequentadores, reforçando a necessidade dos cuidados básicos para a prevenção na pandemia, como uso de máscara e o distanciamento social, além da vacinação e dos reforços da prefeitura para garantir o máximo de imunização à população. O complexo também recebe constantemente serviços de capinação, poda e limpeza pública da Semulsp (Secretaria Municipal de Limpeza Urbana).

ACESSO

Em abril deste ano, o prefeito ampliou o espaço destinado à prática de exercícios físicos individuais e caminhadas no complexo turístico Ponta Negra com a abertura de uma faixa liberada aos domingos.

A flexibilização de medidas restritivas permitiu o acesso à praia do complexo de segunda a sexta-feira, de 6h as 17h. Não apenas os frequentadores devem respeitar as marcações feitas pelos salva-vidas do Corpo de Bombeiros, mantendo sua segurança, mas também os proprietários de embarcações.

Segundo a Prefeitura, agentes de segurança, como Guarda Municipal e Polícia Militar, estão atuando para retirada de quem insiste em desrespeitar o uso correto no balneário.

REGRAS

Em nota, a Prefeitura de Manaus ressalta que é importante respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva vidas do Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança dos banhistas no rio. Além do horário indicado para banho – até as 17h – e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas.

“Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até 17h, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Semulsp também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.”

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta