Com bolsão na Rua Itambé, Santo André (SP) prevê dobro de fluidez no tráfego em horários de pico

Nova estrutura já está em operação. Fotos: Angelo Baima/PSA.

Obra realizada pela Prefeitura em frente à estação Prefeito Celso Daniel da CPTM tem como objetivo resolver problema histórico de mobilidade do trecho

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, prevê o dobro de fluidez no tráfego em horários de pico com o novo bolsão da Rua Itambé.

Agora, os motoristas têm um espaço exclusivo para realizar o embarque e desembarque de passageiros em frente à estação Prefeito Celso Daniel – Santo André da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Com o bolsão, o objetivo da Prefeitura é resolver um problema histórico de mobilidade na região. Em horários de pico, o tráfego era comprometido pelos motoristas que precisavam embarcar ou desembarcar um passageiro no trecho.

Após as obras, o local conta agora com 15 vagas exclusivas para esta finalidade.

“Esta obra é de grande importância para a região central. Conversamos com a CPTM e, em conjunto, fizemos esta nova baia, que garante a dinâmica de circulação, não só dos veículos, mas também dos pedestres. Insistimos para tirar essa intervenção do papel e agora temos uma área de embarque e desembarque que atende a população com eficiência”, afirmou o prefeito Paulo Serra, em nota.

OBRAS

De acordo com a Prefeitura, o espaço recebeu a implantação e modernização de iluminação pública na faixa da linha férrea com a Avenida Queirós dos Santos, reconstrução do passeio com implantação de novo revestimento e faixas acessíveis, ampliação da captação de águas pluviais, relocação dos sanitários e vestiários, assim como os gradis de divisa, além da implantação de novo paisagismo.

A Rua Itambé recebeu também recapeamento asfáltico, uma ação do programa Rua Nova, corrigindo imperfeições do pavimento e melhorando guias, sarjetas e a drenagem.

A região concentra alto fluxo de embarque e desembarque de passageiros que utilizam transporte individual por aplicativo, além da grande circulação de pedestres para acessar a estação de trem e também para os que fazem a integração com o sistema de transporte público.

Desta maneira, o DET (Departamento de Engenharia de Tráfego), vinculado à Secretaria de Mobilidade Urbana, projeta um ganho de 50% na fluidez do tráfego nos horários de pico e de 90% nos horários fora deste período.

SHOPPING POPULAR

A Prefeitura de Santo André também entregou nesta terça as obras de revitalização do Shopping Popular XV de Novembro, localizado em frente ao Terminal Santo André Oeste, no cruzamento da Avenida XV de Novembro com a Rua Presidente Carlos de Campos.

O Shopping Popular recebeu novas instalações elétricas, contando também com novas entradas de energia, pintura externa geral, execução de pisos na área comercial e nos pisos na área de depósito, novo forro dos boxes e da cobertura dos mesmos, nova fachada e um robusto material de alumínio composto, de alta resistência, além de fechamento com portas de enrolar microperfuradas, nova iluminação geral, execução de sistema de drenagem de águas pluviais e instalações de prevenção e combate a incêndio com Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Ficou excellente, e na verdade a obra era para que fosse feito 2 coisas: a ampliação do coletor de agua pluvial, devido a ultima chuva, que teve mortes até, além claro do prolongamento da baia de embarque, proposta por mim(sem falsa modéstia) proposto em agosto de 2019 à prefeitura, com conhecimento dos envolvidos (CPTM, EMTU, DAEE e Prefeitura). Teimei pra que fosse feito este serviço. Me sinto orgulhoso deste feito para a cidade….Agora esperar o resultado quando houver chuvas intensas prá ver se valeu a pena….É prá você, andreeense!

Deixe uma resposta