Campinas (SP) realiza mudanças no trânsito e no transporte coletivo

Prefeitura reforçou frota das linhas 223 (Satélite Íris) e 383 (Leroy Merlin). Foto: Divulgação / Emdec.

Setransp e Emdec vão estender trajetos de três linhas de ônibus para atender Terminal de Carga, em Viracopos, a partir de quinta (28)

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Campinas, no interior paulista, anunciou que fará mudanças no trânsito e no transporte coletivo a partir desta semana.

Com o objetivo de ampliar o atendimento aos trabalhadores que acessam o Terminal de Carga do Aeroporto Internacional de Viracopos, a Setransp (Secretaria de Transportes) e a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) promovem alterações nos itinerários das linhas 187 (Jardim São Domingos / Viracopos), 188 e 188.1 (Jardim Fernanda / Viracopos), a partir de quinta-feira, 28 de outubro de 2021.

Os trajetos das três linhas serão estendidos na Avenida Viracopos para atender ao Terminal de Carga. Na sequência, serão retomados os itinerários convencionais praticados na região.

As linhas passam a atender a três pontos já existentes no trajeto, ao longo da Avenida Viracopos. Não haverá mudanças no atendimento aos pontos atuais. Confira, no mapa, o novo trajeto e pontos de parada:

Segundo a Prefeitura, “a medida beneficia os profissionais que precisam acessar os diversos polos geradores de tráfego localizados no complexo do terminal de carga”.

Por sua vez, as linhas 187, 188 e 188.1 operam com itinerários circulares, ligando, respectivamente, as regiões do Jardim São Domingos e do Jardim Fernanda ao Aeroporto de Viracopos. Juntas, elas transportam cerca de 1 mil passageiros diariamente.

Os usuários do transporte público coletivo podem consultar horários e itinerários das linhas pelo aplicativo “Cittamobi”, disponível para sistemas operacionais Android e iOS. Ele também informa, em tempo real, a estimativa de chegada do ônibus no ponto.

REFORÇO DE FROTA

Duas linhas do sistema de transporte público coletivo recebem veículos adicionais na frota em operação. Com a medida, a Setransp (Secretaria de Transportes) e a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) buscam adequar a operação à atual demanda de passageiros.   

Na última quinta-feira (21), a linha 223 (Satélite Íris III) recebeu mais um veículo na frota em circulação. Além disso, a partir da próxima segunda-feira (25), a frota da linha 383 (Leroy Merlin via Planalto) receberá um veículo adicional.

Os reforços são válidos para a operação em dias úteis. A linha 223 liga a região do bairro Satélite Íris ao Terminal Central, passando pela Avenida John Boyd Dunlop (JBD). Já a 383 liga a região da Leroy Merlin e Avenida Mackenzie à região do Terminal Multimodal “Ramos de Azevedo” (Rua Dr. Ricardo).

Segundo a Prefeitura, no último mês de setembro, as linhas 223 e 383 transportaram, respectivamente, 2,4 mil e 984 passageiros diariamente.

Os ajustes incluem, ainda, a criação da linha 383.2, que, a partir de segunda-feira, atenderá à Escola Comunitária de Campinas, passando pela Rua Egberto Ferreira de Arruda Camargo e pelo Terminal Shopping Iguatemi. O atendimento tem início na segunda-feira, na faixa horária das 20h30.

TRÂNSITO

A Setransp vai alterar o sentido de circulação de veículos em trecho da Rua Ferreira Penteado, no Centro, a partir das 10h de quinta-feira, 28 de outubro.

Segundo a Prefeitura, a mudança ocorre após estudos de engenharia de tráfego e tem o objetivo de ampliar a fluidez viária e aumentar a segurança nos deslocamentos de pedestres e motoristas.

Assim, a via terá o sentido de tráfego de veículos invertido no trecho entre a Avenida Senador Saraiva e a Praça Marechal Floriano Peixoto. O trânsito passa a fluir, portanto, em direção à Praça Marechal Floriano.

A Emdec informou que implantará nova sinalização de trânsito na via; e agentes da Mobilidade Urbana irão monitorar a circulação no trecho.

A alteração foi formalizada pela Resolução 336/2021, publicada na edição de sexta-feira (22) do Diário Oficial do Município.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta