Segunda fase do VLT de Santos (SP) prevê a abertura de 11 frentes de obras

Trabalhos começam nesta quinta (21) e duram aproximadamente 35 dias úteis. Foto: Divulgação / EMTU.

Trecho Conselheiro Nébias-Valongo receberá serviços de infraestrutura executados na região central da cidade

JESSICA MARQUES

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) informou que nesta quinta-feira, 21 de outubro de 2021, será o início das obras da segunda fase do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em Santos, no Litoral Paulista.

Esta nova fase será no trecho da rua Campos Melo, entre as avenidas Afonso Pena e Conselheiro Rodrigues Alves, em Santos, com duração aproximada de 35 dias úteis.

A fase seguinte terá a recomposição do pavimento asfáltico e das calçadas do trecho. A execução dos serviços pode sofrer interferência, dependendo da intensidade das chuvas no período.

“O cronograma de obras da linha do VLT que ligará a Avenida Conselheiro Nébias ao Valongo foi definido em conjunto pela EMTU, Prefeitura de Santos e Queiroz Galvão, empresa responsável pela execução, prevendo a abertura de 11 frentes de serviços até o primeiro semestre de 2022”, informou a EMTU, em nota.

INTERDIÇÕES

Para que as obras sejam executadas, é cumprido um protocolo que começa com a divulgação do trecho interditado, por meio de panfletos, aos moradores e comerciantes da região, seguido da publicação no Diário Oficial do Município e interdição do respectivo trecho pela CET.

Além dos serviços realizados no nível do viário por onde circulará o VLT (trilhos, estações, pavimentação e calçadas) são executadas importantes obras de melhoria de infraestrutura que incluem drenagem e remanejamento das redes de esgoto e gás, de acordo com projetos aprovados anteriormente pelas respectivas concessionárias (Sabesp e Comgás), segundo a EMTU.

As 11 frentes de obras estão divididas em:

– Campos Melo, entre Av. Afonso Pena e rua Xavier Pinheiro;

– Campos Melo, entre a rua Xavier Pinheiro e Av Campos Sales;

– Rua Dr. Cochrane, entre Av. Campos Sales e rua João Pessoa;

– Rua João Pessoal, entre a rua Dr. Cochrane e rua Vasconcelos Tavares;

– Rua Visconde de São Leopoldo, entre a rua Vasconcelos Tavares e rua São Bento;

– Rua São Bento, até rua Visconde do Embaré;

– Rua Visconde do Embaré, entre a rua São Bento e rua Amador Bueno;

– Rua Amador Bueno, entre a Praça dos Andradas e rua da Constituição;

– Rua da Constituição, entre a rua Amador Bueno e Av. Campos Sales;

– Rua da Constituição, entre a Av. Campos Sales e rua Carvalho de Mendonça;

– Rua Luís de Camões, entre a rua Carvalho de Mendonça e Av. Conselheiro Nébias.

O segundo trecho do VLT conta com investimento de R$ 218 milhões do Governo do Estado e a previsão é que comece operar no final de 2022. Com capacidade para transportar 35 mil pessoas por dia, ligará a Linha 1 Barreiros – Porto (a partir da estação Conselheiro Nébias) até a região central de Santos.

Serão oito quilômetros de extensão e sete trens, com 14 estações nas proximidades de locais de interesse público como Mercado Municipal, Poupatempo e Terminal Valongo.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading