ANTT apreende 218 veículos por transporte não autorizado

Rio de Janeiro (81) e Minas Gerais (28) foram os estados com maior número de apreensões

ADAMO BAZANI

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou os números de oito dias da Operação Centauro de combate ao transporte interestadual de passageiros não autorizado. A ação, de 08 a 16 de outubro, fiscalizou 3.422 veículos e 218 foram apreendidos pela Agência. Os valores de autuações chegam a 6,3 milhões de reais.

Com essa fiscalização, intensificada em todo o país, a ANTT procura, principalmente, evitar que o clandestino circule, trazendo grandes riscos para a população.

A equipe de fiscais da Agência mantém o alerta à população dos perigos que um transporte não autorizado acarreta. Geralmente, os veículos clandestinos trabalham com motoristas despreparados e cansados, em carros que podem ter a segurança, em geral, precária, por problemas como pneus carecas e freios sem manutenção. Além disso, existe também o risco do contágio pela COVID-19, uma vez que estas empresas não seguem normas sanitárias.

Na operação Centauro, cerca de seis mil passageiros foram retirados de viagens não autorizadas e foram transferidos para o transporte legalizado. De acordo com a legislação, os passageiros que estão nos veículos flagrados irregulares são realocados em empresas autorizadas e as despesas dos bilhetes ficam a encargo dos infratores.

A ação ocorreu em 27 pontos do Brasil e para uma melhor eficácia das fiscalizações, os servidores da ANTT tiveram o importante e imprescindível apoio da Policia Rodoviária Federal (PRF), polícias militares estaduais e de outros órgãos da administração pública, como a Receita Federal e os Departamentos Estaduais de Estradas e Rodagens (DER).

A data da Operação Centauro da ANTT foi escolhida em função do feriado prolongado do dia de Nossa Senhora Aparecida e do dia das crianças (12/10, datas que tradicionalmente aumentam o número de viagens interestaduais).

Para informações sobre a legalidade da viagem ou denúncias de transporte clandestino, a Agência informa os canais da Ouvidoria:

Whatsapp (61) 99688-4306, telefone 166 ou pelo e-mail: ouvidoria@antt.gov.br

IMAGENS ENCAMINHADAS PELA ANTT:


Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Wellington José de almeida disse:

    quando vao fazer uma operacao destas na rua rio grande do sul, em BH/MG ?? tá infestado de vans clandestinas !!! caindo aos pedaços!!! formam filas lá!!! virou vergonha!! zema!!kaliu deixou correr solto !!!

  2. jorge de souza lourenço disse:

    Antt não serve pra nada , ela atrapalha é pra renovar a licença tem que pagar, pra sindicato.

Deixe uma resposta