Evento internacional de ciclismo altera trânsito em João Pessoa (PB) neste domingo (10)

Atletas participantes da prova passarão por diversas avenidas entre as praias do Cabo Branco e Jacarapé. Foto: Divulgação.

Linhas de ônibus do transporte coletivo também terão desvios

JESSICA MARQUES

O Gran Fondo, evento internacional de ciclismo, vai alterar o trânsito em João Pessoa, na Paraíba, neste domingo, 10 de outubro de 2021.

Por esse motivo, a Prefeitura informou que elaborou uma operação especial de trânsito e transporte para garantir a segurança viária de todo o percurso.

Com largada prevista para 6h, os atletas participantes da prova passarão por diversas avenidas entre as praias do Cabo Branco e Jacarapé.

PERCURSO

Segundo a Prefeitura, o esquema especial de trânsito e transporte permanecerá das 6h às 11h. Inicialmente, os atletas sairão em comboio, para aquecimento, do Busto de Tamandaré pela Avenida Cabo Branco e seguirão até o Parque Linear Estação Cabo Branco, onde oficialmente ocorrerá a largada da prova.

Então, os ciclistas seguirão pela Avenida Panorâmica até a entrada a direita na Avenida Hilton Souto Maior, contornarão nas imediações do Shopping Mangabeira, voltarão pela Avenida Hilton Souto Maior, acessarão a direita na PB-008 até o Centro de Convenções e contornarão sentido Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

TRANSPORTE COLETIVO

As linhas 203 (Mangabeira/Rangel), 207 (Penha/Rangel), 5603 (Mangabeira Shopping) e 9901 (Mangabeira Shopping/Valentina) sofrerão alterações, entre às 6h e 11h.

No caso da linha 207, no sentido Centro/bairro, o ônibus seguirá pela Rua dos Escoteiros e acessar a rotatória da Hilton Souto Maior em direção a Penha. Já a linha 5603 não estará atendendo a área de Detran e seguirá pela Rua Prefeito Luís Alberto M. Coutinho até acessar a rotatória da Hilton Souto Maior e a 9901 seguirá pela Rua Walfredo Macêdo Brandão, Rua Paulino Santos Coelho, Santa Bárbara e terminal de bairro.

ORIENTAÇÕES AOS MOTORISTAS

Em nota, a Semob-JP (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana) listou algumas orientações aos motoristas para evitar conflito no trecho percorrido pelos ciclistas. Confira:

– Turistas e/ou motoristas de transportes de turismo: busquem rotas alternativas, indo por Mangabeira até o Valentina e acessando o Litoral Sul pelo Muçumago.

– Moradores de Quadramares/Altiplano/Mangabeira: o acesso no trecho da Avenida Hilton Souto Maior, entre Seixas e o Shopping Mangabeira, será apenas pelo acostamento e em velocidade reduzida.

– Fiéis da Missa da Penha – Será permitida passagem de veículos, apenas pelo acostamento da Avenida Hilton Souto Maior, em velocidade reduzida e liberada travessia para Penha/Seixas de forma controlada, com alternação a circulação dos atletas e com orientação total dos agentes de mobilidade.

ESTRATÉGIA

A estratégia de largada/chegada, deslocamentos, bloqueios e desvios está sob responsabilidade da Semob-JP.

De acordo com Sanderson Cesário, diretor de operações do órgão, o planejamento foi elaborado em acordo com as secretarias da Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e Desenvolvimento Urbano, além da Guarda Civil Metropolitana e do Samu-JP (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

“A Prefeitura de João Pessoa está dando total apoio para garantir a segurança no percurso, tanto aos ciclistas, quanto quem passar no entorno do trajeto. É de extrema importância que os condutores que geralmente utilizam os trechos, tanto para acessar os bairros da Penha e Seixas, quanto as praias do Litoral Sul, que busquem rotas alternativas e fiquem atentos às sinalizações”, disse.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta