CPTM adia licitação para obras de acessibilidade da estação Manoel Feio na Linha 12-Safira

Trem da CPTM na Linha 12-Safira. Obras na estação visam a cumprir obrigações legais assumidas pela Companhia com o Ministério Público. Foto: Diário do Transporte

Sessão pública marcada para 14 de outubro é postergada para 04 de novembro de 2021

ALEXANDRE PELEGI

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) anunciou em publicação no Diário Oficial desta sexta-feira, 08 de outubro de 2021, o adiamento da data da Sessão Pública de processamento da licitação destinada à execução de obras civis para adequação de acessibilidade da Estação Engº. Manoel Feio, na linha 12 – Safira.

Lançada no dia 17 de setembro passado, a Sessão Pública estava prevista para o dia 14 de outubro de 2021 às 10:00 horas. Com o adiamento, esta data passa para 04 de novembro.

O edital continua disponível nos sites http://www.cptm.sp.gov.br e www.imprensaoficial.com.br.

Localizada em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, a estação Manoel Feio foi inaugurada em 07 de fevereiro de 1926, e possui pouco equipamentos para acessibilidade: telefone adaptado para PCR, telefone para surdos e rampa.

A estação atende a 12 mil passageiros por dia (antes da pandemia), e teve sua edificação principal construída em 1979.

O Edital esclarece que as obras visam a cumprir um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com o Ministério Público Estadual, que visa ofertar estações com “excelência em acessibilidade“.

Em seu site, a CPTM afirma que está adequando suas dependências às normas vigentes de acessibilidade.

“Das 94 estações, 71 já possuem condições de acesso às pessoas com deficiência ou restrição​ de mobilidade. Algumas estações estão em obras, outras em fase de projetos, para que todas tenham itens de acessibilidade normativos. Além disso, as novas estações já são projetadas para serem totalmente acessíveis”.

 

 

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta