São Bernardo do Campo (SP) retoma gratuidade no transporte público municipal para idosos com 60 a 65 anos

Medida passa a valer a partir deste sábado (02). Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC.

Anúncio foi feito pelo prefeito Orlando Morando, nesta sexta-feira, 1º de outubro

JESSICA MARQUES

O prefeito de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, Orlando Morando, anunciou a retomada da gratuidade concedida no transporte público municipal para pessoas de 60 a 65 anos.

A medida passa a valer a partir deste sábado, 02 de outubro de 2021, em todas as 68 linhas municipais. O anúncio foi feito nesta sexta (1º), Dia Nacional do Idoso.

Com a retomada do benefício, a população deste grupo poderá utilizar novamente o Cartão Legal Sênior, tendo direito a 60 créditos mensais para embarcar gratuitamente no transporte público municipal.

A medida foi oficializada no decreto 21.741, de 30 de setembro de 2021, publicado na edição desta sexta-feira do Notícias do Município.

CARTÃO É OBRIGATÓRIO

Para usufruir da gratuidade, é preciso obter o Cartão Legal Sênior, que é destinado ao público de 60 a 65 anos. Segundo a Prefeitura, o benefício visa atender as pessoas não contempladas pela Lei Federal 10.741/2003, que garante a gratuidade apenas para idosos acima de 65 anos.

Este cartão não possui custo de emissão, conforme detalhado pela administração municipal.

Confira abaixo como obter o cartão:

Os interessados em obter o cartão devem comparecer ao posto de atendimento portando os seguintes documentos obrigatórios para sua emissão (original e cópia): RG e CPF, além de comprovante de residência atual (até 90 dias) em nome do usuário.

O posto de atendimento para emissão do cartão fica localizado nas dependências do Terminal João Setti, na Rua Domingos João Balotim, nº 80 – Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, e aos sábados, das 08h às 12h.

AVANÇO NA VACINAÇÃO

De acordo com o prefeito, o retorno do benefício ocorre após a cidade avançar na vacinação de idosos e em um momento de diminuição dos óbitos por covid-19. A gratuidade no transporte público para idosos de 60 a 65 anos havia sido suspensa no 23 de março de 2020, em razão da pandemia.

“Quando suspendemos o benefício no ano passado nosso objetivo foi desestimular, na época, os deslocamentos desnecessários de idosos, em um período em que eles eram considerados, por especialistas, o maior grupo de risco da doença. Agora com a imunização avançada e a queda dos indicadores retomamos este benefício tão importante para nossa população”, disse Morando.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Raimundo Manoel de Carvalho disse:

    Que absurdo, esse Desprefeito é mais cruel que o Covid 19.

Deixe uma resposta