Eletromobilidade

BYD ADL fornece cinco ônibus elétricos de dois andares para primeiro ‘park-and-ride’ movido a energia solar do Reino Unido

Reunindo bolsão de estacionamento a uma estação de transporte público, projeto foi todo feito por meio do Programa de Investimento em Transporte Público de Leeds

ALEXANDRE PELEGI

A parceria entre a encarroçadora Alexander Dennis Limited (ADL) e a BYD UK marca presença no novo park-and-ride localizado em Leeds, no Reino Unido.

Principal fabricante de ônibus elétricos do Reino Unido, a parceria forneceu cinco ônibus 100% elétricos BYD ADL Enviro400EV de dois andares para operação no local.

Projeto foi todo ele realizado por meio do Programa de Investimento em Transporte Público de Leeds, e consiste em um novo parque e local de passeio com capacidade para 1.200 carros. O local será atendido agora pelos ônibus totalmente elétricos de alta qualidade para o centro da cidade de Leeds.

Os ônibus elétricos pertencem e são operados pela First West Yorkshire sob contrato com a West Yorkshire Combined Authority, que garantiu o financiamento do Projeto de Ônibus com Baixa Emissão do Departamento de Transporte.

O local reúne um bolsão de estacionamento com capacidade para 1.200 carros.

Trata-se do primeiro projeto dessa natureza com painéis solares fornecidos em coberturas acima de algumas das vagas de estacionamento para gerar eletricidade. A energia será usada para alimentar a iluminação, pontos de recarga de veículos elétricos, CFTV e aquecer a sala de espera no local.

Construído na fábrica da ADL de Scarborough, em Yorkshire, o BYD ADL Enviro400EV tem 10,8m de comprimento, oferece até 69 assentos e tem autonomia de até 250 km com uma única carga em suas baterias de fosfato de ferro lítio.

Os ônibus partem a cada 10 minutos, e em menos de 15 minutos fazem a rota da estação na rodovia M621 ao centro da cidade de Leeds.

ENERGIA SOLAR

A Stourton Park & Ride conta com 45 painéis solares que cobrem o tamanho de 18 quadras de tênis e geram a capacidade de alimentar toda a instalação elétrica do local por meio de um inovador sistema de armazenamento de baterias.

Outras características do novo Park & Ride incluem 26 portas de carregamento rápido de veículos elétricos e quatro carregadores rápidos, totalizando 30 espaços de carregamento para veículos elétricos, armazenamento seguro para bicicletas e um estacionamento para 1.200 veículos.

Além de usar painéis solares para gerar eletricidade para iluminação, carregamento de veículos elétricos, segurança CCTV e aquecimento para o edifício do terminal e sala de espera, o projeto da estação também considerou uma oportunidade para beneficiar a natureza. Com mais de 11.000 árvores, a estação é um ambiente atraente para as pessoas que utilizam as instalações desfrutarem, a pé ou de bicicleta. O prédio terminal possui um “telhado verde”, ajudando a reduzir a temperatura do clima urbano e criando um habitat natural.

O vereador Kim Groves, membro líder do Comitê de Transportes do West Yorkshire para o Transporte Público, afirmou que devido ao primeiro Park & Ride movido a energia solar do Reino Unido, a localidade de Stourton está melhorando as conexões de transporte em Leeds e West Yorkshire e causando um impacto positivo na economia e nas empresas locais.

Os trajetos e custos de deslocamento reduzidos são um grande impulso para as pessoas que trabalham na cidade, tanto em termos de seu bem-estar como de suas rotinas diárias. E, é claro, Stourton Park & Ride também está dando uma importante contribuição para que a Região de Leeds alcance uma economia líquida de carbono zero até 2038“, disse o vereador.

O Diretor Geral da BYD do Reino Unido, Frank Thorpe, acrescentou que a entrega dos cinco ônibus 100% elétricos é um excelente exemplo de uma abordagem de parceria para fornecer uma solução ‘total’. “Todas as partes interessadas envolvidas no projeto compartilharam um forte compromisso de fornecer uma solução de transporte público com emissões zero e de trazer uma qualidade de ar mais limpa para a região“.

PARK-AND-RIDE

Os bolsões de estacionamento junto a soluções de transporte público, chamados de park-and-ride (estacione e embarque, em tradução livre), são comuns em cidades europeias e norte-americanas.

O objetivo é evitar que as pessoas utilizem o próprio automóvel para chegar até as áreas centrais da cidade.

O park-and-ride é uma solução que permite que as pessoas estacionem em algum local mais afastado e dali embarquem no sistema de transporte público até seu destino final.

Com isso, além de desafogar o tráfego nas áreas centrais das cidades, diminui-se também as horas perdidas em congestionamentos.

Com um sistema operado com energia solar, e com o sistema de transporte coletivo realizado por ônibus elétricos, há finalmente um grande ganho ambiental.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta