Scania terá novo responsável pelas operações comerciais no Brasil

Fábio Souza será novo vice-presidente e diretor-geral das operações comerciais. Foto: Divulgação.

Fábio Souza, atual diretor-geral na África do Sul, assumirá o principal cargo da divisão em 1º de outubro no lugar de Roberto Barral, que vai comandar a Scania na Europa meridional

JESSICA MARQUES

A Scania informou, em nota, que Fábio Souza vai assumir como novo vice-presidente e diretor-geral das operações comerciais no Brasil, a partir de 1º de outubro de 2021.

O executivo vai suceder Roberto Barral, que nos últimos cinco anos vem sendo o principal executivo das operações comerciais no país, e que ocupará, na mesma data, posição estratégica na Europa.

Em nota, a fabricante apresentou o currículo dos executivos. Confira, na íntegra:

Fábio Souza iniciou sua carreira na Scania em 2001 como analista de peças. Em 2004, liderou a gestão de precificação de peças para a América Latina. Em 2006, foi para a Scania México para atuar como gerente de Serviços e três anos depois se tornou diretor da área. Em 2013, retornou ao Brasil para assumir a diretoria de Serviços e iniciou uma revolução na forma de oferecer soluções e atender as necessidades dos clientes. Ainda foi o responsável por introduzir na empresa no Brasil a conectividade nos caminhões e ônibus e o pioneiro programa de manutenção flexível, com cobrança por km rodado e pagamento por faixa de consumo de combustível. Na posição ficou até 2019, quando foi nomeado diretor-geral das operações comerciais da marca na África do Sul. No país africano, Fábio Souza também é membro do Board da Scania Soluções Financeiras e responde pela vice-presidência de veículos pesados da NAAMSA, associação local das fabricantes de veículos automotores.

 “É uma alegria imensa retornar ao Brasil para assumir as operações comerciais da Scania e comandar a empresa no desafiador mercado pós-pandemia. Foi fundamental ter uma experiência em outro país, pois minha trajetória na África do Sul agregou experiência como líder e gestor e reforçou ainda o meu modo de trabalhar orientado às pessoas, aos clientes e suas necessidades de negócio, que aliás estão cada vez mais complexas”, afirma Fábio Souza.

“Temos um mercado importantíssimo para a Scania e esta posição de destaque foi conquistada devido à excelente atuação da equipe brasileira para entregar mais resultados aos clientes. O meu principal desafio é manter este legado e, ao mesmo tempo, continuar conduzindo a marca na liderança da transição para um setor de transporte mais sustentável. Vamos avançar ainda mais nesta transformação ao lado dos clientes e da nossa competente rede de concessionárias.”

Fábio é graduado em engenheira industrial pela FEI, com pós-graduação em administração de empresas e marketing pela ESPM. Possui, ainda, especialização em administração e gestão pela Stockholm School of Economics (Suécia).

Roberto Barral liderou a Scania Brasil por pouco mais de cinco anos, desde 2016. Sob sua gestão, dentre tantas conquistas, a empresa iniciou no país a transição para um sistema de transporte mais sustentável, o Brasil ocupou diversas vezes consecutivas o lugar de número um da marca em volumes no mundo, em diferentes segmentos, e norteou a gestão das operações comerciais e rede para receber a Nova Geração de caminhões, em 2019.

“Sigo uma nova trajetória grato pela experiência em dirigir e conquistar bons resultados em um mercado tão rico em diversidade e complexo em termos econômicos como o Brasil. Estou certo de que os clientes brasileiros continuarão sendo muito bem atendidos e conduzidos até um setor de transportes mais sustentável. O Fábio é um excelente líder e encontrará uma equipe preparada para suportar as demandas do mundo atual e do mercado de transportes”, conclui Barral, que vai comandar a Scania na Europa meridional.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta