EMTU habilita apenas três empresas em licitação do Viaduto Carapicuíba

Foto: Danilo Ramos / Ônibus Brasil

Na apresentação de propostas de preços, 11 empresas haviam sido classificadas. Na análise dos documentos de Habilitação, restaram apenas três, dentre elas a que ofereceu a melhor oferta

ALEXANDRE PELEGI

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) deu prosseguimento à licitação para a execução das obras de implantação do Viaduto Carapicuíba, parte integrante do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo, localizado no trecho Carapicuíba – Osasco na Grande São Paulo.

Iniciada em dia 19 de agosto de 2021, a primeira fase foi referente à entrega das propostas de preços, em que 11 consórcios/empresas foram classificados, como noticiou o Diário do Transporte

No Diário Oficial desta sexta-feira, 24 de setembro de 2021, a EMTU divulgou o resultado do julgamento referente à abertura dos envelopes nº 2, com os documentos de habilitação.

Nessa segunda fase, das 11 licitantes classificadas, apenas três consórcios foram habilitados a prosseguir no certame:

CONSÓRCIO TRAIL / A.MADEIRA (VIADUTO CARAPICUÍBA), que apresentou a melhor proposta de preço (a de valor mais baixo), de R$ 66.867.846,10;

CONSÓRCIO INTEGRAÇÃO CARAPICUÍBA / OSASCO, que apresentou a segunda melhor proposta, de R$ 69.844.127,23; e

CONSÓRCIO CORREDOR METROPOLITANO, com a terceira melhor proposta de preço, R$ 75.327.717,89.

Com a publicação, a Comissão de Licitação abriu prazo de cinco dias úteis, a contar da data de hoje, para interposição de eventuais recursos.


O corredor Itapevi-São Paulo passará pelos municípios de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco e São Paulo. O traçado começa junto à Estação Itapevi, da CPTM, até Terminal Amador Bueno (Vila Yara), na divisa entre Osasco e São Paulo.

O novo sistema, com 23,6km de extensão, promoverá maior mobilidade à população por conta de sua integração com a rede metroferroviária.

Serão construídos novos terminais, estações de transferência, estações de embarque e desembarque e outras intervenções urbanas.

No trecho Carapicuíba – Osasco, no km 21, estão estão previstas duas estações de embarque e desembarque, um viaduto em Carapicuíba e alças de acesso, agora em fase de licitação.

O Terminal Luiz Bortolosso (Osasco – km 21) foi entregue em 2017, com seis plataformas, elevadores, escadas rolantes, banheiros e bilheterias.

Como mostrou o Diário do Transporte, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e a prefeitura de Carapicuíba, na Grande São Paulo, firmaram um termo de cooperação para remoção e atendimento de famílias que ocupam áreas onde deve ser instalado o viaduto Carapicuíba que integra o corredor.

A estrutura vai interligar a avenida Desembargador Dr. Cunha de Abreu, o complexo viário da lagoa e o viaduto que liga Carapicuíba a Barueri.

Relembre:

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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