Semana da Mobilidade: Motoristas de ônibus e ciclistas trocam de papéis e terminais terão apresentações artísticas

Gerenciadoras dos transportes sobre pneus em São Paulo fazem eventos relacionados à circulação mais segura

ADAMO BAZANI

As gerenciadoras de transportes sobre pneus na capital paulista (SPTrans) e na Grande São Paulo (EMTU) realizam atividades de conscientização relacionadas à Semana da Mobilidade.

Na cidade de São Paulo, a SPTrans promoveu a ação “Inversão de Papéis” entre motoristas de ônibus e ciclistas, O evento ocorreu na garagem da Ambiental Transportes, concessionária das linhas municipais, localizada na região do Tatuapé, zona leste, nesta terça-feira, 21 de setembro de 2021.

Segundo a SPTrans, após uma rodada de conversas, os motoristas de coletivos subiram em bicicletas enquanto um ônibus articulado, conduzido por um instrutor, passou ao lado simulando uma experiência real de trânsito. Em contrapartida, os ciclistas sentaram no lugar dos motoristas de ônibus para vivenciar uma dificuldade que esses profissionais possuem de enxergar os chamados pontos cegos, áreas onde não há plena visibilidade. A troca de papéis foi considerada muito positiva pelos participantes.

A EMTU elaborou uma ação semelhante. Motoristas de ônibus passaram por uma simulação em bicicletas ergométricas, enquanto ônibus ultrapassam ao lado, para sentirem a insegurança do ciclista no trânsito da cidade, especialmente quando não é respeitada a distância segura de 1,5 metro entre o veículo e o ciclista.

TERMINAIS:

Os terminais de ônibus também são palcos de apresentações para um trânsito mais seguro e melhoria na convivência nos deslocamentos.

Nos terminais de linhas municipais da capital paulista, são apresentadas peças teatrais que abordam o tema “segurança nos terminais e nas viagens de ônibus”.

Informações sobre como fazer a travessia segura na faixa de pedestres, alertas sobre o ponto cego, segurar no balaústre durante o percurso e o risco de se sentar na escada dos ônibus, serão os temas abordados pelo grupo teatral.

A intervenção artística ainda distribuirá para os ciclistas bilhetes com mensagens de incentivo ao uso do bicicletário gratuito que o local oferece.

Veja o cronograma:

Teatro: Segurança nos terminais e nas viagens de ônibus
Datas:
22/09 – Terminal Pq. Dom Pedro II
23/09 – Terminal Sacomã
24/09 – Terminal Capelinha
Horários: 10h30 às 12h30 e 14h30 às 16h30

Os terminais metropolitanos gerenciados pela EMTU também estão com apresentações.

Em parceira com a EMTU, o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), em uma van itinerante, disponibiliza especialistas que orientam motoristas e a população em geral em grupos de 10 pessoas por vez, com  palestras sobre segurança no trânsito e apresentação de vídeos educativos, além da distribuição de brindes

Desde segunda (20), os técnicos estão no Terminal Parque Cecap. Na quinta-feira (23), o programa será no Terminal Vila Galvão. O encerramento será na sexta-feira (24) no Terminal Taboão.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta