Macaé (RJ) divulga alterações em linhas de ônibus
Publicado em: 22 de setembro de 2021

Após estudo do setor de Planejamento da Coordenadoria de Transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana, Prefeitura está readequando itinerários
JESSICA MARQUES
A Prefeitura de Macaé, no Rio de Janeiro, divulgou alterações em linhas de ônibus municipais.
Após a realização de um estudo do setor de Planejamento da Coordenadoria de Transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana, a Prefeitura está readequando linhas de ônibus que atendem o transporte coletivo urbano.
Entre as mudanças está a ampliação da linha A11-Terminal Central x Cavaleiros e a Linha A 71 B Lagomar x Lagomar. Segundo a Prefeitura, o objetivo é que “o serviço da concessionária melhore o atendimento aos usuários do transporte”.
No caso da linha A11-Terminal Central x Cavaleiros, a readequação no itinerário foi feita para melhor atender a demanda e o deslocamento dos bairros Miramar, Novo Visconde, Campo D’Oeste e Riviera. “Com isso, os usuários do transporte coletivo urbano que se deslocam desses bairros não precisam mais ir até o ponto base de integração no Terminal Central, para prosseguirem ao polo industrial dos Cavaleiros/Firmas”.
Já a ampliação do serviço da Linha A 71 B – Lagomar x Lagomar atende à demanda especial do bairro Lagomar, em decorrência dos estudos de viabilidade realizados pelo setor de Planejamento de Transportes da Mobilidade Urbana.
De acordo com a administração municipal, a alteração também atendeu a comunidade e solicitação do presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal, vereador Amaro Luiz, após reunião com a equipe da Mobilidade Urbana.
ESTUDOS
Segundo a Prefeitura, essa e outras ações fazem parte de uma série de medidas, iniciadas em janeiro, visando ajustes no transporte urbano coletivo. As fiscalizações e cobranças junto à concessionária responsável foram intensificadas e continuam.
“O estudo para a adequação e alteração de linhas que atendem o município estão em andamento para, assim, haver um melhor atendimento ao usuário. A Secretaria de Mobilidade Urbana está cobrando também que a concessionária faça a renovação da frota.”
Atualmente, a a frota de ônibus circulando no município é de 195 veículos, um aumento de 80% em relação aos 105 ônibus que atendiam os usuários em janeiro.
“Estamos avançando nos ajustes e readequações para melhorar o serviço de transporte coletivo para os usuários. Saímos dos 105 ônibus no início do ano para os 195 agora. Um aumento de 80%. As cobranças vão continuar junto à concessionária até que possamos melhorar o atendimento à população. Esse é o objetivo do governo municipal”, afirmou o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, em nota.
A Prefeitura informou que também serão feitas mais adequações de linhas para melhorar o atendimento à população, contudo, as mudanças não foram detalhadas.
Jessica Marques para o Diário do Transporte