Fretamento ganha selo de qualidade no Rio Grande do Sul
Publicado em: 12 de setembro de 2021

Programa do governo gaúcho facilitar a fiscalização contra o transporte clandestino e garante mais segurança ao passageiro
ALEXANDRE PELEGI
O governo do Estado do Rio Grande do Sul lançou no início de setembro de 2021 o projeto Fretamento Legal.
Desenvolvido pela Metroplan, a finalidade é garantir ao usuário que a empresa transportadora atende aos requisitos legais para realizar viagens dentro das exigências dos organismos de regulação.
Trata-se de um selo de identificação em formato de QR Code que deverá ser afixado nos veículos que atuam, por exemplo, no transporte de trabalhadores, estudantes e excursões.
Através da consulta ao código localizado na frente do veículo o próprio passageiro conseguirá verificar a legalidade do coletivo em que está embarcando.
A fiscalização é facilitada, já que a consulta é realizada diretamente ao sistema do governo do Estado, sem a necessidade do proprietário carregar papéis no interior de seu veículo.
Hoje no Rio Grande do Sul esse selo deverá ser portado por 1.841 veículos, que pertencem a 260 empresas autorizadas a operar em regime de fretamento. Desta forma, permite ao passageiro identificar se não está entrando num veículo clandestino.
O superintendente da Metroplan, José Sperotto, chamou a atenção para este fato. “Escolhas seguras e legais ajudam a salvar vidas. Agora, com esse selo, é possível consultar de forma rápida se a empresa de ônibus tem registro e autorização para operar fretamento ou se há algum tipo de restrição no veículo“, detalha Sperotto.
O QR-Code será emitido pelo setor de fretamento da Metroplan, enviado por e-mail juntamente com as autorizações e listas assinadas e deverá ser impresso pelo transportador em adesivo, sendo obrigatório o uso nos veículos já cadastrados.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Iniciativas como essa são válidas pois assim poderão separar as boas e as más empresas.
Parabéns ao Órgão responsável e pelo Governo do estado Gaúcho.
Que essa iniciativa possa ser copiada e aprimorada para todos os estados do País.
Torçamos para que não comecem a falsificar os selos.
No país do crime,tudo é possível.