CPTM inaugura Espaço Acolher na estação Jardim Romano da Linha 12–Safira
Publicado em: 11 de setembro de 2021
Objetivo é oferecer atendimento humanizado e com privacidade a mulheres vítimas de violência ou importunação sexual nos trens e estações da companhia
JESSICA MARQUES
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) inaugurou uma sala do Espaço Acolher na estação Jardim Romano da Linha 12–Safira. A inauguração foi realizada nesta sexta-feira, 10 de setembro de 2021.
Segundo a companhia, desde o lançamento do Programa “Em Movimento por Elas”, já foram inaugurados outros 42 espaços, totalizando 43 estações com Espaço Acolher. O projeto é uma parceria entre a CPTM e o Instituto Avon a fim de aplicar projetos voltados para as passageiras e colaboradoras da companhia.
O Espaço Acolher oferece atendimento humanizado e com privacidade a mulheres vítimas de violência ou importunação sexual nos trens e estações da companhia.
“O suporte é dado longe do agressor e feito por uma pessoa preparada para lidar com a situação. Além disso, a ampliação dessa rede de apoio eleva ainda mais a capacidade de atendimento às mulheres vítimas destes crimes que precisam ser eliminados não apenas da CPTM, mas de toda sociedade”, detalhou a CPTM, em nota.
Desde a inauguração, em março de 2020, até setembro de 2021, os espaços atenderam 83 ocorrências e 81 agressores foram encaminhados ao Distrito Policial. Em apenas dois casos não foram elaborados o Boletim de Ocorrência, porque a vítima não quis registrar, o autor fugiu ou não foi identificado.
Além da sala recém-inaugurada, a CPTM possui Espaços Acolher nas seguintes estações:
• Linha 7-Rubi – Várzea Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Perus, Vila Aurora e Pirituba;
• Linha 8-Diamante – Jandira, Barueri, Carapicuíba, Domingos de Moraes e Itapevi;
• Linha 9- Esmeralda – Granja Julieta, Grajaú, Jurubatuba, Berrini, Hebraica-Rebouças, Vila Olímpia, Pinheiros, Villa-Lobos – Jaguaré e Osasco;
• Linha 10-Turquesa – Rio Grande da Serra, Mauá, Santo André, São Caetano do Sul e Tamanduateí;
• Linha 11-Coral – Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Guaianases, José Bonifácio e Bom Bosco;
• Linha 12-Safira – Itaquaquecetuba, Itaim Paulista e São Miguel Paulista;
• Linha 13-Jade – Aeroporto-Guarulhos.
E nas estações de integração:
Jessica Marques para o Diário do Transporte


