Urupês (SP) terá atendimento ‘expresso’ no transporte coletivo

Ônibus que realizará a rota do Expresso Urupês. Foto: Henrique Alonso Camilo / Equipe de Comunicação da Prefeitura de Urupês.

Serviço será composto por três linhas circulares de micro-ônibus

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Urupês (SP) informou que a partir de setembro os moradores contarão com serviços de transporte circular no município. A tarifa será de R$ 2.

O chamado “Expresso Urupês” será composto por três linhas de micro-ônibus que irão conectar as áreas centrais às mais afastadas da cidade e ao distrito de São João de Itaguaçu.

De acordo com a Prefeitura, o objetivo do serviço é diminuir o tempo e o esforço de locomoção dos cidadãos que precisam ir ao trabalho, ao supermercado, ou a qualquer outro local distante de suas casas, principalmente diante da constante expansão da cidade, onde os novos bairros surgem cada vez mais distantes das áreas centrais.
CARTÃO
Para utilizar o circular “Expresso Urupês”, será obrigatório emitir o Cartão de Serviços do Município, gratuitamente. O agendamento para a emissão dos cartões necessário realizar agendamento prévio na Prefeitura, de forma presencial, através do telefone (17) 3552-1144, ou online, por meio do link: bit.ly/3zfXtqU.
O atendimento para as inscrições e emissão do cartão começou na última semana. Ao comparecer para a inscrição, é necessário portar comprovante de residência atualizado e documento oficial com foto (são válidos RG ou CNH, por exemplo).
GRATUIDADES
Pessoas com 60 anos ou mais, portadores de deficiência e seus acompanhantes, trabalhadores que se locomoverem de suas residências ao trabalho e vice-versa, e participantes de programas municipais de assistência social (como o Bolsa Família e o Renda Cidadã) poderão utilizar o transporte gratuitamente.
A Prefeitura informou que, em breve, vai enviar projeto de lei para a Câmara visando isentar o pagamento para crianças e adolescentes.
Os dias e horários que o transporte irá funcionar ainda serão definidos com base nas inscrições e na necessidade da população, mas a ideia é atender principalmente os horários de locomoção do trabalhador.
Confira abaixo perguntas e respostas sobre o serviço, divulgadas pela Prefeitura:
Por onde os ônibus vão passar?
Se houver demanda, serão até três ônibus circulando ao mesmo tempo:
– 2 linhas vão percorrer o centro e os bairros mais afastados da cidade;
– 1 linha será exclusiva para São João de Itaguaçu e centro de Urupês.
Como será feito o pagamento da tarifa?
A tarifa será cobrada do Cartão de Serviços. Não é possível pagar em dinheiro, pois os cargos de motoristas da Prefeitura não possuem atribuição para receber em espécie.
O que é o Cartão de Serviços?
Com o intuito de transformar Urupês em uma cidade inteligente, lançaremos o Cartão de Serviços, recurso tecnológico que irá agregar, em um único cartão, os principais serviços públicos de Urupês, dentre eles o transporte coletivo Expresso Urupês.
Quem precisa fazer o cartão?
Todas as pessoas que forem utilizar o circular, mesmo quem for isento de pagamento. No momento de ingressar no ônibus, todos os usuários precisarão tê-lo em mãos. Aí, então, será necessário aproximar o cartão de um dispositivo de leitura: algo semelhante com o sistema já utilizado em cidades como São José do Rio Preto e São Paulo.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Deixe uma resposta