Cartão BOM Escolar da EMTU: Estudantes e Professores têm até 31 de outubro para requisitar ou revalidar o bilhete

Ônibus metropolitano

Quem tiver direito à isenção ou meia tarifa, se puder, deve fazer o quanto antes, já que cartão fica pronto em até 20 dias depois do pagamento de taxa

ADAMO BAZANI

Estudantes e professores que têm direito ao Cartão BOM Escolar da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) precisam solicitar ou requisitar o bilhete até o dia 31 de outubro de 2021 para ter o acesso ao benefício de isenção tarifária ou redução no valor da passagem.

A informação é da própria EMTU, nesta quarta-feira, 11 de outubro de 2021, por meio de nota.

Apesar do prazo até 31 de outubro, quem tem direito ao uso deste tipo de bilhete, se puder, deve fazer a solicitação o quanto antes nesta retomada às aulas presenciais.

Isso porque, após o envio dos documentos solicitados e pagamento da taxa, a EMTU encaminhará em até 20 dias úteis o Cartão BOM para a escola, onde o estudante deverá retirá-lo.

O Cartão BOM Escolar é aceito para deslocamentos entre diferentes cidades nos seguintes sistemas:

– Ônibus EMTU (diversas empresas e consórcios) nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Sorocaba e Litoral Norte/Vale do Paraíba

– Trólebus e Ônibus do Corredor ABD (Metra)

– VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) Baixada Santista (BR Mobilidade)

PASSO A PASSO

Por meio de nota, a EMTU explica como é o passo a passo tanto para a solicitação da primeira via quanto para a revalidação

– Primeiro Cartão:

Os estudantes que não possuem o Cartão BOM Escolar devem inicialmente pedir à instituição de ensino o cadastramento dos dados para o requerimento do passe. A partir da liberação, o aluno deverá preencher o formulário no site da EMTU (www.emtu.sp.gov.br/passe ) na opção “Requisite aqui”. Após o envio dos documentos solicitados e pagamento da taxa, a EMTU encaminhará em até 20 dias úteis o Cartão BOM para a escola, onde o estudante deverá retirá-lo.

– Revalidação do Benefício:

Para quem já possui o benefício, é necessário que seja feita anualmente a revalidação. Neste caso, não há impressão de novo cartão, apenas uma atualização eletrônica. Para isso, o estudante deve acessar a opção “Revalide aqui” no site da EMTU (www.emtu.sp.gov.br/passe ) e preencher o formulário, concluindo o processo com o pagamento da taxa. O valor da requisição ou da revalidação do Passe Escolar 2021 é de R$ 23,45 e o pagamento é realizado uma vez por ano.

QUEM PODE TER O CARTÃO BOM ESCOLAR:

O Cartão BOM Escolar é destinado a estudantes que residem em município diferente ao da instituição de ensino e utilizam linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU para o trajeto intermunicipal residência-escola. O passe escolar dispõe de duas modalidades: Meia Tarifa, com desconto de 50% na passagem de estudantes e professores, e Passe Livre, que garante 100% de gratuidade para estudantes com baixa renda (ou seja, renda familiar per capita inferior ou igual a R$ 1.650).

A compra de créditos para o Meia Tarifa pode ser feita através do aplicativo VOUD, pelo site BOM, nas máquinas de autoatendimento localizadas nas estações e terminais ou nos estabelecimentos parceiros. Confira todas as opções de recarga em https://www.emtu.sp.gov.br/passe/ondecomprar.htm .  Para obter mais informações, clique aqui.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta