Veja como solicitar o Bilhete Único Escolar da SPTrans na volta às aulas
Publicado em: 9 de agosto de 2021

Todo procedimento, seja para primeira via ou revalidação do cartão já existente, deve ser feito pela internet
ADAMO BAZANI
A partir desta segunda-feira, 09 de agosto de 2021, parte das instituições de ensino de São Paulo retoma as atividades presenciais.
O comparecimento à escola não é ainda obrigatório, mas quem decidir estar presencialmente nas instituições de ensino e for de transporte público na cidade de São Paulo já pode solicitar a primeira via do Bilhete Único Escolar ou mesmo pedir a revalidação do cartão já existente.
Todo o processo é feito pela internet.
Por meio de nota, a SPTrans (São Paulo Transporte), que gerencia os ônibus da capital paulista, informa aos alunos que irão utilizar o Bilhete Único Escolar, como fazer a solicitação do cartão, seja primeira ou segunda via.
Bilhete Único Estudante
Para solicitar a primeira via do Bilhete Único Estudante, siga o passo a passo:
- Cadastre-se no site da SPTrans: http://estudante.sptrans.com.br/;
- Informe à Unidade de Ensino que deseja utilizar o Bilhete Único de Estudante no ano vigente;
- Aguarde o envio dos seus dados de matrícula à SPTrans pela Unidade de Ensino;
- Acompanhe a confirmação de sua matrícula no site;
- 1ª via do cartão vai para instituição de ensino e deve ser retirada pelo estudante na instituição
Se você deseja receber a primeira via ou a segunda via do Bilhete Único de Estudante na sua residência, ou em outro endereço de sua preferência, acesse: http://sptrans.dne.com.br.
Revalidação
Nos dois casos, seja para receber um novo cartão na instituição de ensino ou revalidar o cartão antigo, pague o valor da solicitação disponível pelo site no menu “Estudante”, nas máquinas de autoatendimento nos terminais de ônibus e estações de metrô ou dirija-se a um Posto de Atendimento da SPTrans e pague o valor correspondente a 7 tarifas de ônibus.
Se preferir emitir o boleto, aguarde a confirmação do pagamento (que leva até três dias úteis). Para isso, é necessário apresentar documento oficial com foto e o comprovante de pagamento. Importante: antes de imprimir o boleto, verifique se é o número do cartão que pretende revalidar e só assim imprima o boleto que também pode ser pago em casas lotéricas.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes