CCR comunica que Andrade Gutierrez mantém negociações para vender sua parte para a IG4

Linhas 8 e 9 da CPTM serão assumidas pelo grupo

Participação é de 14,86%; Prazo prometido de 60 dias acabou; Negócio se aproxima de R$ 4,6 bilhões

ADAMO BAZANI

A CCR, gigante de concessões de infraestrutura e mobilidade, comunicou nesta quinta-feira, 08 de julho de 2021, ao mercado que a Andrade Gutierrez enviou carta ao seu conselho de administração informando que continuam as negociações para que a construtora vendas sua parte na CCR para a IG4 Capital Investimentos Ltda. (“IG4”).

A IG4 se apresenta em seu portal como líder em investimentos alternativos em mercados emergentes.

A participação da Andrade Gutierrez na CCR, por meio da AG Participações, é de 14,86%.

Os valores finais da negociação dependerão da cotação das ações no dia da concretização, mas a estimativa é que se aproxime de R$ 4,6 bilhões.

O comunicado explica que venceu o prazo de 60 dias inicialmente anunciado pela Andrade Gutierrez para finalizar a transferência, mas que as tratativas continuam.

A CCR S.A. (“Companhia” ou “CCR”) (B3: CCRO3; Bloomberg: CCRO3 BZ; Reuters: CCRO3.SA), em continuidade ao fato relevante divulgado em 07de maio de 2021, informa que a Presidente do seu Conselho de Administração recebeu cópia de carta enviada pela acionista Andrade Gutierrez Participações S.A. (“AG Participações”) aos demais signatários do Acordo de Acionistas arquivado na sede da Companhia (“Carta”), por meio da qual a AG Participações comunica que continua em tratativas com a IG4 Capital Investimentos Ltda. (“IG4”), com vistas a alienar a totalidade das ações de emissão da CCR vinculadas ao Acordo de Acionistas de que é titular, representativas de 14,86% do capital social da Companhia, tendo em vista que não formalizaram referida transação no prazo de 60 (sessenta) dias contados de 07 de maio de 2021, diante de oferta vinculante recebida de IG4.

A Companhia informa que os demais acionistas integrantes do bloco de controle da CCR signatários do Acordo de Acionistas poderão, durante um prazo de 30 (trinta) dias contados a partir da presente data, exercer seus respectivos direitos de preferência conforme os termos previstos em referido acordo. 

A Companhia manterá os seus acionistas e o mercado em geral devidamente informados a respeito da Operação.

Na área de mobilidade, a CCR controla (de forma única ou associada) a ViaQuatro – Linha 4 do metrô de São Paulo, ViaMobilidade – Linha 5 Lilás de Metrô de São Paulo.

O monotrilho da linha 15-Prata de São Paulo ainda não foi assumido pelo grupo por determinação judicial e o monotrilho da linha 17 ainda não está pronto, apesar das obras desde 2010/11.  Nestes empreendimentos em São Paulo, é sócio minoritário da CCR o Grupo RuasInvest, liderado pela família Ruas que controla parte da frota dos ônibus municipais da capital paulista e possui empreendimentos como a Otima (mobiliário urbano), Banco Luso Brasileiro, as empresas de ônibus rodoviários Ultra e Rápido Brasil, que ligam a capital ao litoral paulista, e as fabricantes de carrocerias de ônibus Caio (urbanos) e Busscar (rodoviários).

A CCR ainda lidera o Consórcio Via Mobilidade 8 e 9, que em 20 de abril de 2021, arrematou a concessão por 30 anos, com um lance de R$ 980 milhões, das linhas 8 e 9 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O sócio neste empreendimento é também a RuasInvest.

As propostas foram:

Consórcio ViaMobilidade 8 e 9 – Formado pela CCR (líder) e Ruas Invest (ônibus da capital paulista): R$ 980 milhões

Consórcio MobTrens: Grupo Comporte (família Constantino, ônibus) – líder, Consbem Construções e CAF: R$ 787,7 milhões

Consórcio Integração Iberica Holdding S.A (líder) e Metra (dos Trólebus e Ônibus do ABC): R$ 519,5 milhões

Consórcio Itapemirim/Encalso: Grupo Itapemirim (ônibus é o principal negócio) – líder  Encalso Construções: R$ 400 milhões

A CCR também participa no Estado do Rio de Janeiro de Barcas S.A. do Rio – Transportes Marítimos e o VLT Carioca.

Já na Bahia, a CCR é a concessionária responsável pela construção e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro Freitas.

No setor aeroportuário a CCR pela BH Airport, possui 38,25% da concessão do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte.

Na área de infraestrutura, são diversas rodovias pelo país concedidas à CCR.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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