HISTÓRIA EM RETRATOS: A diversidade de empresas e modelos de ônibus no Espírito Santo e Minas Gerais
Publicado em: 13 de junho de 2021
De monoblocos a modelos pouco lembrados, de ônibus simples a clássicos, os transportes ajudaram no desenvolvimento econômico destes estados
ADAMO BAZANI/MARIO CUSTÓDIO
A variedade de modelos de ônibus, empresas e pinturas foi uma característica na história dos transportes brasileiros rodoviários, em especial até 20 anos atrás, quando ainda havia mais marcas no mercado, hoje cada vez mais concentrado.
Relatos históricos e imagens mais antigas provam esta mudança de realidade, que é reflexo de uma tendência não apenas nos transportes, mas em diversos ramos.
É o que mostra mais uma vez o pesquisador e consultor em transportes, Mario dos Santos Custódio, retratando desta vez na coluna do Diário do Transporte os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
Os ônibus registrados são o Marcopolo San Remo intermunicipal, um Monobloco Mercedes-Benz O400, um Nielson Diplomata 2.60, um Monobloco Mercedes-Benz O-362 e um Incasel (Indústria de Carrocerias Serrana Ltda).
Já as empresas são Esplanada, Gardênia, Alvorada, Expresso Bom Repouso e Nova Guarapari.
Os registros foram feitos em ocasiões diferentes entre os anos de 1970 e de 2000.
Acompanhe o relato e abaixo as fotos:
Olá Amigos Leitores, chegamos à Coluna 15 da História em Retratos.
Nesta nossa viagem pelas empresas de ônibus Brasil afora em 2021, neste mês de junho vamos até os Estados do Espírito Santo e Minas Gerais.
Escolhi duas fotos de ônibus que tirei no Espírito Santo, sendo um San Remo da Nova Guarapari, Carro 200, assim como o carro 766 da Alvorada, um O-400, ambos em excelente estado de conservação pelas companhias de ônibus. O da Nova Guarapari estava na linha Baía Nova – Vitória e o da Alvorada na linha Vitória – Alfredo Chaves, ambas no interior do Estado do Espírito Santo.
Para as Minas Gerais escolhi três fotos igualmente antigas, que tirei naquele Estado. Vamos rever um Diplomata, um Incasel e um O-362. O Diplomata, carro 1900 da Esplanada, estava na linha Além Paraíba – Belo Horizonte. O Incasel, carro 6 da Bom Repouso, estava na linha Pouso Alegre – Bom Repouso. E o O-362, carro 7901 da Gardênia, estava na linha Pouso Alegre – Itajubá. Percebam que os carros estão muito bem conservados, fazendo linhas para o interior das Minas Gerais.
Para os apreciadores do modal ônibus rodoviário, colecionadores e pesquisadores, analisem os modelos de época das diversas empresas, que, com seus ônibus, chegam aos interiores de todos os lugares, inclusive turísticos, que podem e devem ser visitados por todos quantos puderem viajar.
Texto inicial: Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Mario dos Santos Custódio, pesquisador e consultor em transportes
Autopass ITS já funciona em quase 950 ônibus e já beneficiou mais de 5 milhões de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo
Caso de Sucesso Viação Alpha, do Rio de Janeiro: como as otimizações da operação podem reduzir custos e atender picos de demanda de passageiros
Que bacana entrar aqui e ver uma foto tão rara de um Esplanada, empresa que ligava Além Paraíba a BH e Muriaé BH.