Prefeitura de Itu abre licitação do transporte coletivo

Ônibus da Viação Itu. Foto: José Eduardo Garcia Pontual / Ônibus Brasil

Envelopes com a documentação e proposta comercial deverão ser entregues até o dia 12 de julho de 2021

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Itu, interior de São Paulo, publicou na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 09 de junho de 2021, Aviso de Licitação de concessão para exploração do serviço público municipal do transporte coletivo urbano.

Os envelopes com a documentação e proposta comercial deverão ser entregues até 12 de julho de 2021 às 10h, ocasião em que será realizada a sessão de abertura.

O Edital completo está à disposição no site da Prefeitura: http://www.itu.sp.gov.br.

Como mostrou o Diário do Transporte, no dia 16 de março de 2021 a prefeitura realizou uma audiência pública para apresentação e coleta de informações e sugestões com vistas ao projeto da concessão do serviço do transporte coletivo.

Atualmente o transporte municipal é atendido pelas empresas Viação Itu (Vitu) e Viação Avante.

No final de seu mandato, em 2000, o então prefeito Leonel Salvador prorrogou o contrato com as duas empresas, estendendo-o por mais 20 anos.

O novo prefeito, Lázaro Piunti, ao assumir em 2001, acionou a Justiça para revogar a prorrogação da concessão, mas não conseguiu.

Desta forma, o prazo da prorrogação venceu recentemente, o que levou a prefeitura a ultimar os processos para realizar nova licitação do transporte local.

NOVOS PARÂMETROS

Na audiência pública realizada em março deste ano foram apresentadas as características básicas que nortearam o edital da licitação, bem como algumas propostas preliminares.

Atualmente o sistema de transporte da cidade é composto por 37 linhas de ônibus, sendo que 17 dessas linhas (46%) são destinadas à área rural.

Outro detalhe citado no estudo que orientou o projeto de concessão é a configuração das linhas de ônibus do atual sistema, no formato radiocêntrico. Isso fomenta a saturação das vias centrais e o forte carregamento de veículos pesados no centro histórico da cidade.

Apenas uma região da cidade (Pirapitingui) opera de forma tronco-alimentada, com linhas radiais e alimentadoras.

Outro ponto destacado na audiência foi quanto à infraestrutura dos pontos de paradas dos ônibus. Apenas 12% dos pontos da cidade têm cobertura (158 em 1330), e 68% do total não têm qualquer sinalização adequada.

O Vale Transporte representa entre 50% e 60%¨da demanda do sistema, enquanto os demais usuários pagantes apenas cerca de 15%.

As gratuidades representam entre 25% e 30%, e os estudantes chegam a representar 30%.

A frota atual é composta por 15 articulados e 63 ônibus convencionais, num total de 78 veículos. A idade média da frota é de 7,5 anos.

A demanda de passageiros despencou na pandemia: de 625.905 usuários em fevereiro de 2020 chegou em dezembro de 2020 com apenas 385.772.

No comparativo entre 2019 e 2020, a demanda anual despencou de 8,2 milhões para 4,7 milhões de passageiros.

Uma das propostas feitas na Audiência é de uma de rede de transporte com 52 linhas, mas com redução de 252 km de extensão total. Isso significa otimização do sistema, com redução de aproximadamente 12% na produção de quilômetros, o que representa economia de R$ 110 mil por mês.

O prazo de concessão previsto é de 15 anos, e o critério de seleção será o de menor valor da tarifa.

A frota será composta por microônibus, midiônibus, convencional e articulado.

Ônibus urbano até 100 passageiros com idade máxima de oito anos.

Ônibus articulado (maior que 100 passageiros), idade máxima de 12 anos.

Ônibus rurais até 12 anos.


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Marco Antônio da Silva disse:

    Chegou a hora! Que vença o melhor ou os melhores! 2021 demorou mas chegou!!!

  2. José disse:

    De que vai adiantar a licitação?
    Sai uma e entra outra do mesmo dono.
    Não muda nada

    1. Anderson disse:

      Verdade isso nunca vai mudar , políticos dever receber um por fora para aprovar uma empresa ganhadora da licitação de ônibus sendo que o dono é o mesmo.
      ITU sem igual .
      Detalhe os ônibus são os mesmos só deram um banho de tinta kkkkkk.

  3. Marco Antônio da Silva disse:

    Ahh!ahh!!! Cara! Tem que ter fé mano! O que reza a conversa é um contrato bem feito!

  4. Ismael Junior disse:

    Se for fazer licitação que não seja igual em cidades como Vinhedo, Várzea Paulista, Louveira, que as empresas mudaram de nome mas continuam do mesmo grupo. Seria interessante se a Sancetur por exemplo operasse na cidade. Ficaria top um articulado com aquelas cores prata e amarela da SOU…

  5. DAIANE CRISTINA TEIXEIRA BALSAN disse:

    Que bom que pensar na pessoas que trabalhar no transporte público. Eu sitadam fico feliz por isso.
    Porque ônibus quando chover mas dentro do ônibus do fora.

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