CPTM adia por dez dias licitação para novo túnel de ligação com o Metrô na Estação da Luz
Publicado em: 10 de abril de 2021

Entrega de propostas, marcada para 20 de abril, será realizada no fim deste mês. Obra visa facilitar fluxo de passageiros entre os dois sistemas de transporte sobre trilhos
ALEXANDRE PELEGI
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) adiou por dez dias a Sessão Pública de processamento da licitação para a construção de um novo túnel que vai ligar seus serviços ao Metrô, na Estação da Luz, região central da capital paulista.
O aviso original, publicado em 11 de fevereiro de 2021, marcou a data de abertura das propostas para 20 de abril. Neste sábado, 10 de abril de 2021, a Companhia comunica o adiamento para 30 de abril.
O objetivo da obra é ampliar e melhorar a circulação de passageiros que usam os dois sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos.
O Diário do Transporte, em agosto de 2019, noticiou que o Conpresp – Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo deu parecer favorável para a realização das obras do túnel que deve ter 117 metros de extensão.
Relembre:
Conselho de preservação histórica aprova mais escadas rolantes, elevadores e túnel na Estação da Luz
A licitação engloba ainda adequações de acessos no local.
A Estação da Luz da CPTM recebe as linhas 7 – Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí) e 11 Coral (Luz – Estudantes/Mogi das Cruzes) e os serviços da linha 13-Jade (Aeroporto Guarulhos), além de atendimentos da linha 10 – Turquesa. A estação também abriga o Expresso Turístico da CPTM, que faz viagens em trem histórico entre a Estação da Luz e Paranapiacaba, Mogi das Cruzes e Jundiaí.
Já pelo Metrô, servem a Luz as linhas 1-Azul (operada pela estatal) e 4-Amarela (operada pela concessionária ViaQuatro – CCR e Ruas Invest).
O local também é atendido por diversas linhas de ônibus urbanos que chegam de diferentes regiões.
Em nota, a CPTM detalhou as obras:
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes