Transportes em Ponta Grossa (PR) voltam com 50% da frota nesta sexta-feira (09) após determinação da Justiça

Ônibus da Viação Campos Gerais

Sindicato dos Trabalhadores diz que vai acatar decisão; Greve ocorre por causa de atrasos nos salários

ADAMO BAZANI

Os transportes municipais em Ponta Grossa (PR) vão ser retomados parcialmente nesta sexta-feira, 09 de abril de 2021, com 50% da frota de ônibus que estava escalada recentemente.

Os trabalhadores da empresa Viação Campos Gerais entraram em greve na segunda-feira (05) para reivindicar o pagamento dos salários em atraso referente ao mês de fevereiro, que deveria ter sido feito em 25 de março.

Mas nesta quinta-feira (08), Tribunal Regional do Trabalho determinou o retorno de ao menos metade da escala pela essencialidade do serviço.

A determinação faz parte o dissídio coletivo ajuizado pelo Sintropas-PG (Sindicato dos Motoristas, Cobradores e Trabalhadores em Empresas de Transportes Coletivos em Veículos Rodoviários de Passageiros Urbanos, Municipais, Metropolitanos, Intermunicipais, Interestaduais, Internacionais e de Fretamento de Ponta Grossa e Região), que vai acatar a decisão.

“Dessa forma, considerando-se a essencialidade das atividades de transporte representada pela empresa Suscitante/Suscitada, a confirmação da greve, e a excepcionalidade do período de pandemia atual, prudente fixar, desde logo, nos termos do mesmo art. 11, da Lei 7783/1989, como obrigação de fazer, pelo Sindicato e pela empresa, a manutenção em atividade de 50% (cinquenta por cento) da frota circulante”, diz trecho da sentença.

Segundo o sindicato, na segunda-feira (12), acontece uma audiência de conciliação entre sindicato, Viação dos Campos Gerais e Prefeitura para que ambos encontrem uma solução para resolver a questão do pagamento dos trabalhadores.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta