Ícone do site Diário do Transporte

VÍDEO: VLPs começam a operar em dezembro em São José dos Campos (SP) e Prefeitura faz demonstração com ônibus

Foto: Adenir Britto/PMSJC.

Veículo, que vai integrar o novo transporte público e trafegar pela Linha Verde, ficará disponível para visitação pública na cidade até 29 de março

JESSICA MARQUES

O primeiro VLP (Veículo Leve sobre Pneus) articulado 100% elétrico do país já chegou a São José dos Campos, no interior de São Paulo. A previsão é de que os ônibus comecem a operar no transporte coletivo da cidade, trafegando pela Linha Verde, a partir de 06 de dezembro de 2021.

A informação é do secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Guimarães, em entrevista ao Diário do Transporte. Ao todo, serão 12 ônibus em operação e a entrega final dos veículos está prevista para dezembro, assim como o fim das obras da Linha Verde.

“Ao todo, serão 25 quilômetros da Linha Verde, do bairro ao centro e do centro ao bairro. A autonomia de cada ônibus é de 250 quilômetros. O intervalo entre os ônibus nos horários de pico será de cinco a seis minutos”, detalhou o secretário.

Atualmente, são três empresas operando no transporte coletivo da cidade. A licitação que está em curso para o projeto divide o sistema em dois lotes, que serão operados pelas empresas ou consórcios vencedores. A primeira fase da Linha Verde será da região sul ao centro. O segundo trecho será incorporado posteriormente, segundo Guimarães.

Conforme noticiado pelo Diário do Transporte, a cidade recebeu o primeiro VPL para o sistema neste mês de março. O veículo conta com tecnologias de biossegurança, que foram exigidas pela administração municipal no projeto.

A fabricante de ônibus elétricos BYD venceu a licitação realizada pela Prefeitura para a produção das 12 unidades do VLP. As carrocerias estão sendo fabricadas pela Marcopolo.

A apresentação da unidade foi realizada no Parque Tecnológico de São José dos Campos. Agora, o VLP ficará disponível para visitação pública na cidade até 29 de março, no Vale Sul Shopping.

Relembre:

São José dos Campos (SP) apresenta VLP com tecnologia de biossegurança

APRESENTAÇÃO

O chassi fabricado pela BYD é elétrico para ônibus urbano articulado de 22 metros de comprimento, com piso alto. Neste caso, o modelo de carroceria é denominado pela Marcopolo como Attivi Express.

Confira abaixo o vídeo de apresentação do veículo, enviado pela Prefeitura de São José dos Campos em primeira mão ao Diário do Transporte:

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Sair da versão mobile