Leme (SP) lança licitação do transporte

Limatur, atual empresa prestadora dos serviços de transporte. Foto: André Rocha Alves / Ônibus Brasil

Contrato de concessão será de 20 anos, prorrogável por igual período

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Leme, cidade do interior de São Paulo com mais de 100 mil habitantes, lançou edital de Licitação para a Concessão do transporte coletivo municipal.

O aviso da concorrência saiu publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado, 20 de março de 2021.

O certame será realizado no próximo dia 26 de abril, às 9h.

O edital completo pode ser obtido no site da prefeitura: https://www.leme.sp.gov.br/

O contrato de concessão terá prazo de 20 anos, prorrogável por igual período.

Atualmente o transporte coletivo é feito pela empresa Limatur, ligando o Centro aos bairros urbanos e rurais da cidade.

Em março de 2020 a prefeitura iniciou uma pesquisa sobre o transporte coletivo no município, iniciativa que fazia parte do Plano Municipal de Mobilidade Urbana.

O objetivo era realizar o levantamento de dados específicos do transporte coletivo urbano para embasar a futura licitação do transporte coletivo urbano.

A pesquisa visava definir itens como o valor mínimo da tarifa do transporte e ampliar e melhorar o serviço para a população.

Os entrevistadores aplicaram um questionário com dados primários para o cálculo da tarifa, e a quantificação de demanda de passageiros e de cada tipo de usuário conforme a tarifa cobrada (tarifa normal, tarifa reduzida em 50% – estudantes ou gratuidade – idosos).

Os entrevistadores percorreram todas as linhas do transporte coletivo, em diversos horários nos períodos da manhã, tarde e noite, de segunda a sábado.

A pesquisa serviu de base para um estudo que verificou as condições reais do transporte coletivo em Leme, bem como tarifas, linhas, horários, condições dos veículos utilizados, pontos e mobiliários urbanos, etc.

O estudo serviu de base para licitação.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Helicleino Felix da Silva disse:

    Só queria saber q cidade é essa onde q o transporte público coletivo ñ trabalhar no fim de semana no sábado e domingo nem todo mundo tem carro próprio pra saí de casa tem q ter transporte público é preciso é necessidade 🤨🤨🤨

  2. Maurício Reis disse:

    Leme precisa desenvolver mais nas qualidades dos seu ônibus coletivos e melhorar nas questões dos horários de ônibus de até as 23:00 horas da noite uma cidade de 110 mil habitantes precisa muito avançar nos requisitos e na melhoria para a população vamos espelhar em outras cidades do ramo e nos qualificar mais

Deixe uma resposta