Vídeo: Ônibus BRT tomba no Rio de Janeiro na noite desta quarta (10). Concessionária confirma morte e pelo menos 35 feridos

Primeiros socorros foram feitos por populares. Foto: Redes Sociais

Há vítimas. Acidente ocorreu perto da Estação Mato Alto

ADAMO BAZANI

Um ônibus do sistema BRT do Rio de Janeiro tombou no início da noite desta quarta-feira, 10 de março de 2021, no corredor Transoeste.

O veículo estava com passageiros e segundo o Corpo de Bombeiros, há vítimas, mas a quantidade ainda está sendo apurada.

O acidente ocorreu nas proximidades da Estação Mato Alto, após um carro de passeio invadir a pista exclusiva do sistema.

Em nota, o Consórcio BRT informa ao menos uma pessoa morta no local.

A invasão da pista exclusiva do BRT por um carro de passeio acabou provocando um acidente grave por volta das 19h40 desta quarta-feira, entre as estações Embrapa e Mato Alto, sentido Santa Cruz, no corredor Transoeste. O articulado acabou tombando na pista e uma passageira morreu no local.

Cerca de 35 pessoas foram encaminhadas para os hospitais Lourenço Jorge, Rocha Faria, Pedro II, Miguel Couto e Getúlio Vargas. Equipe do BRT Rio segue no local acompanhando o atendimento às vítimas.

O BRT Rio faz campanhas permanentes nas suas redes sociais alertando sobre o perigo de invasão à sua pista exclusiva por motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Ressaltamos que apesar de trafegar em velocidade inferior àquelas verificadas nas faixas para automóveis e ônibus urbanos, um articulado precisa de mais tempo e espaço para realizar a frenagem total, o que torna qualquer invasão nas pistas exclusivas ainda mais perigosa.

O BRT Rio lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com as vítimas e seus familiares.

Testemunhas dizem que o motorista perdeu o controle do ônibus articulado após atingir um carro e ainda um poste.

Os serviços foram interrompidos e a Avenida das Américas interditada nos dois sentidos.

Os feridos foram levados para os hospitais Miguel Couto, Lourenço Jorge, Albert Schweitzer, Getúlio Vargas, D. Pedro II e Rocha Faria.
Policiais militares do 27BPM foram deslocados para apoio aos Bombeiros e informaram que o coletivo chegou a atingir um carro.

Ao menos cinco quartéis dos Bombeiros foram mobilizados.

O Centro de Operações do Rio de Janeiro informou que a cidade entrou em estado de mobilização.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa que o município entrou em ESTÁGIO DE MOBILIZAÇÃO às 21h desta quarta-feira, dia 10 de março de 2021, devido a um acidente envolvendo um ônibus do BRT e um carro na Av. Dom João VI, na altura da estação Mato Alto, em Guaratiba. O tráfego está totalmente interditado no sentido Santa Cruz. Já no sentido Barra da Tijuca, o trânsito está parcialmente bloqueado. Equipes do Corpo de Bombeiros, PM, CET-Rio atuam no local. O desvio ao tráfego é realizado pela Estrada da Ilha. Motoristas encontram lentidão no local.

O Estágio de Mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Há possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva e/ou outros fatores.

PNEU SE SOLTOU DE OUTRO BRT:

Em outro ponto do sistema do BRT, na estação Campinho, um ônibus perdeu um dos pneus e acabou ficando travado no corredor. Este incidente não deixou feridos.

Nas redes sociais, imagens mostram o coletivo sem um dos pneus que estava no canteiro central.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading