Vídeo: Ônibus BRT tomba no Rio de Janeiro na noite desta quarta (10). Concessionária confirma morte e pelo menos 35 feridos

Primeiros socorros foram feitos por populares. Foto: Redes Sociais

Há vítimas. Acidente ocorreu perto da Estação Mato Alto

ADAMO BAZANI

Um ônibus do sistema BRT do Rio de Janeiro tombou no início da noite desta quarta-feira, 10 de março de 2021, no corredor Transoeste.

O veículo estava com passageiros e segundo o Corpo de Bombeiros, há vítimas, mas a quantidade ainda está sendo apurada.

O acidente ocorreu nas proximidades da Estação Mato Alto, após um carro de passeio invadir a pista exclusiva do sistema.

Em nota, o Consórcio BRT informa ao menos uma pessoa morta no local.

A invasão da pista exclusiva do BRT por um carro de passeio acabou provocando um acidente grave por volta das 19h40 desta quarta-feira, entre as estações Embrapa e Mato Alto, sentido Santa Cruz, no corredor Transoeste. O articulado acabou tombando na pista e uma passageira morreu no local.

Cerca de 35 pessoas foram encaminhadas para os hospitais Lourenço Jorge, Rocha Faria, Pedro II, Miguel Couto e Getúlio Vargas. Equipe do BRT Rio segue no local acompanhando o atendimento às vítimas.

O BRT Rio faz campanhas permanentes nas suas redes sociais alertando sobre o perigo de invasão à sua pista exclusiva por motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Ressaltamos que apesar de trafegar em velocidade inferior àquelas verificadas nas faixas para automóveis e ônibus urbanos, um articulado precisa de mais tempo e espaço para realizar a frenagem total, o que torna qualquer invasão nas pistas exclusivas ainda mais perigosa.

O BRT Rio lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com as vítimas e seus familiares.

Testemunhas dizem que o motorista perdeu o controle do ônibus articulado após atingir um carro e ainda um poste.

Os serviços foram interrompidos e a Avenida das Américas interditada nos dois sentidos.

Os feridos foram levados para os hospitais Miguel Couto, Lourenço Jorge, Albert Schweitzer, Getúlio Vargas, D. Pedro II e Rocha Faria.
Policiais militares do 27BPM foram deslocados para apoio aos Bombeiros e informaram que o coletivo chegou a atingir um carro.

Ao menos cinco quartéis dos Bombeiros foram mobilizados.

O Centro de Operações do Rio de Janeiro informou que a cidade entrou em estado de mobilização.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa que o município entrou em ESTÁGIO DE MOBILIZAÇÃO às 21h desta quarta-feira, dia 10 de março de 2021, devido a um acidente envolvendo um ônibus do BRT e um carro na Av. Dom João VI, na altura da estação Mato Alto, em Guaratiba. O tráfego está totalmente interditado no sentido Santa Cruz. Já no sentido Barra da Tijuca, o trânsito está parcialmente bloqueado. Equipes do Corpo de Bombeiros, PM, CET-Rio atuam no local. O desvio ao tráfego é realizado pela Estrada da Ilha. Motoristas encontram lentidão no local.

O Estágio de Mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Há possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva e/ou outros fatores.

PNEU SE SOLTOU DE OUTRO BRT:

Em outro ponto do sistema do BRT, na estação Campinho, um ônibus perdeu um dos pneus e acabou ficando travado no corredor. Este incidente não deixou feridos.

Nas redes sociais, imagens mostram o coletivo sem um dos pneus que estava no canteiro central.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta