Parceria da BYD com a encarroçadora Alexandre Dennis traz nova versão de double-decker para o Reino Unido

Novo ônibus de dois andares é mais curto, mas projeto permitiu que a colocação da bateria fornecesse uma distribuição de peso ideal

Uma das novidades do novo modelo Enviro400EV é a curta distância entre eixos, o que garante uma melhor movimentação nas curvas estreitas do centro de Londres

ALEXANDRE PELEGI

A BYD do Reino Unido (UK) e sua parceira Alexander Dennis Limited (ADL), apresentam uma nova versão do ônibus double-decker BYD ADL Enviro400EV.

A parceria, hoje a maior produtora de ônibus elétricos do país, traz como novidade no novo modelo uma distância mais compacta entre eixos – com 10,3 m de comprimento, isso aumentará a manobrabilidade do veículo no tráfego em estradas congestionadas e curvas apertadas.

A BYD ADL lançou o modelo Enviro400EV padrão em 2019 com 10,8 metros. Mais de 450 unidades dessa versão já foram vendidas para operadoras em Londres e outras cidades do Reino Unido.

Com a nova versão de 10,3 metros de comprimento, decorrente da redução de uma distância entre eixos em 50 cm, os operadores ganharão o benefício de uma melhor capacidade de manobra em rotas no centro das cidades, como as encontradas na capital Londres.

A equipe de P&D da BYD no Reino Unido é a responsável pelo desenvolvimento do novo chassi de 10,3 metros, cumprindo os requisitos do governo no compromisso assumido de levar transporte com emissões zero para as cidades do país.

A equipe da BYD trabalha em estreita colaboração com os engenheiros de carroceria da ADL, o que garantiu que a colocação da bateria fornecesse uma distribuição de peso ideal, ao mesmo tempo que a potência permanecesse disponível para garantir autonomia um dia inteiro de operação.

O presidente da ADL, Paul Davies, afirmou que à medida que as empresas de ônibus em todo o Reino Unido mudam para ônibus elétricos com o apoio do governo nacional e local, “a parceria BYD e a ADL está se preparando para ‘construí-lo na Grã-Bretanha’ com montagem completa de ônibus elétricos em nossas instalações aqui no país, onde beneficiará nossas comunidades locais, desenvolverá habilidades e garantirá empregos aqui no país.

Davies afirmou ainda que “a nova opção de curta distância entre eixos para nosso ônibus de dois andares 100% elétrico garante ainda mais que os operadores possam confiar em nós para entregar os ônibus de que precisam, adaptados às suas necessidades e apoiados pelo melhor suporte pós-venda da categoria”.

Já para o Diretor Administrativo da BYD UK, Frank Thorpe, este último modelo de ônibus de dois andares demonstra a estreita colaboração entre as duas empresas no Reino Unido “e nossa capacidade de desenvolver veículos que atendam às demandas de mais e mais operadores que desejam fazer a transição para a eletrificação”.

Thorpe conta que o novo modelo de 10,3m oferece vantagens para operadores de transporte público com alto volume de passageiros em perfis de rotas congestionadas e restritas. “O BYD ADL Enviro400EV oferece aos passageiros uma solução de transporte público muito segura, silenciosa, confortável e livre de emissões”, completou.

A ADL é uma subsidiária da fabricante líder global independente de ônibus NFI Group Inc. (NFI), enquanto a BYD é líder global em baterias, gerenciamento de energia e mobilidade elétrica.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta