Porto Alegre terá reforço em linhas de ônibus para garantir regra que exige transporte somente de passageiros sentados
Publicado em: 26 de fevereiro de 2021

EPTC comunica que frota será reforçada a partir deste sábado (27), quando medida passa a vigorar em função do agravamento da pandemia de Covid-19
ALEXANDRE PELEGI
Após a prefeitura de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, decidiu proibir o transporte de passageiros em pé nos ônibus, decisão divulgada nessa quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) afirmou que reforçará linhas de ônibus a partir de amanhã, sábado (27), principalmente nos horários de pico.
A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021.
As linhas e horários que receberão o reforço ainda estão sendo analisados, e o objetivo é cumprir a determinação de evitar lotação no transporte coletivo e aglomerações nas paradas.
A medida que impede o transporte de passageiros em pé passa a valer a partir de amanhã, o que levou a EPTC a solicitar à população que evite “deslocamentos desnecessários”.
As medidas anunciadas pelo prefeito Sebastião Melo nesta quinta (25) têm o objetivo de “preservar empregos, manter abertas as atividades econômicas e conter o avanço da contaminação da covid-19 em Porto Alegre”.
O agravamento da pandemia no Rio Grande do Sul colocou todo o Estado na bandeira preta, que representa o mais alto risco para o coronavírus dentro da escala definida no modelo de distanciamento controlado do governo estadual.
A EPTC analisa o reforço de linhas a partir da experiência realizada em junho de 2020, quando o transporte sofreu restrições, o que levou a demanda de passageiros a sofrer queda de 34%.
Outra ação prometida pela Empresa Pública de Transporte e Circulação é intensificar a fiscalização em paradas de ônibus e terminais, principalmente nos principais eixos do transporte coletivo.
A meta é evitar aglomeração nesses locais.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Viamão poderia ter na hora do pico entre 18h e 19h. É horrivel de pegar ônibus esses horarios