Diário no Sul

Porto Alegre terá reforço em linhas de ônibus para garantir regra que exige transporte somente de passageiros sentados

Ônibus do sistema de Porto Alegre

EPTC comunica que frota será reforçada a partir deste sábado (27), quando medida passa a vigorar em função do agravamento da pandemia de Covid-19

ALEXANDRE PELEGI

Após a prefeitura de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, decidiu proibir o transporte de passageiros em pé nos ônibus, decisão divulgada nessa quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) afirmou que reforçará linhas de ônibus a partir de amanhã, sábado (27), principalmente nos horários de pico.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021.

As linhas e horários que receberão o reforço ainda estão sendo analisados, e o objetivo é cumprir a determinação de evitar lotação no transporte coletivo e aglomerações nas paradas.

A medida que impede o transporte de passageiros em pé passa a valer a partir de amanhã, o que levou a EPTC a solicitar à população que evite “deslocamentos desnecessários”.

As medidas anunciadas pelo prefeito Sebastião Melo nesta quinta (25) têm o objetivo de “preservar empregos, manter abertas as atividades econômicas e conter o avanço da contaminação da covid-19 em Porto Alegre”.

O agravamento da pandemia no Rio Grande do Sul colocou todo o Estado na bandeira preta, que representa o mais alto risco para o coronavírus dentro da escala definida no modelo de distanciamento controlado do governo estadual.

A EPTC analisa o reforço de linhas a partir da experiência realizada em junho de 2020, quando o transporte sofreu restrições, o que levou a demanda de passageiros a sofrer queda de 34%.

Outra ação prometida pela Empresa Pública de Transporte e Circulação é intensificar a fiscalização em paradas de ônibus e terminais, principalmente nos principais eixos do transporte coletivo.

A meta é evitar aglomeração nesses locais.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Ana paula silva gomes disse:

    Viamão poderia ter na hora do pico entre 18h e 19h. É horrivel de pegar ônibus esses horarios

Deixe uma resposta