Prefeitura de Praia Grande (PG) protocola pedido do VLT junto à Agência Metropolitana da Baixada Santista

Divulgação prefeitura de Praia Grande

Prefeita Rachel Chini havia reforçado pedido em encontro com representantes da EMTU na última quarta-feira (17)

ALEXANDRE PELEGI

O secretário municipal de Transportes de Praia Grande, Leandro Avelino, entregou à Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) o projeto conceito do VLT na Cidade, interligando o Terminal Rodoviário Tude Bastos com a área continental de São Vicente.

O pedido foi protocolado pelo secretário junto à Agem na última sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021, e reforça a necessidade do novo sistema de transporte para o município do litoral paulista, um desejo que vem sendo perseguido desde a Administração anterior.

A atual Administração pretende que o projeto seja enviado à Câmara Temática de Mobilidade Urbana do Condesb, Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista, órgão formado por representantes das prefeituras da Região. A intenção é que o trecho do VLT pretendido pela cidade seja inserido nas discussões do Plano de Mobilidade Urbana da Baixada Santista.

O trecho contemplaria o município de Praia Grande com percurso com uma extensão de aproximadamente 5,3 km, saindo da Avenida Angelina Pretti da Silva, em São Vicente; com trecho aéreo e outro passando por faixa inabitada. Na sequência, seguiria pela Rua José Bonifácio, no Bairro Sítio do Campo, até chegar ao Terminal Tude Bastos.

Em declaração publicada no site da prefeitura, o secretário municipal, Leandro Avelino, garante que o projeto concebido representa o melhor cenário, em termos de mobilidade urbana metropolitana, para a Cidade e também para todo Litoral Sul.

“Assim, será possível otimizar algumas linhas de ônibus, diminuindo até o fluxo de veículos dentro de Praia Grande. A ação beneficiará, principalmente, o acesso da população a serviços na área da saúde e educação, oferecendo agilidade no deslocamento, além de fomentar o desenvolvimento econômico no Litoral Sul como um todo”.

A prefeita Rachel Chini também abordou o assunto durante reunião realizada na prefeitura, no último dia 17, com representantes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), que gerencia o sistema de transporte na Baixada.

“Durante o encontro aproveitei para reforçar, entre outras coisas, nosso pedido pelo VLT em Praia Grande. É um sistema de transporte essencial para melhorar a mobilidade urbana não só do nosso Município, mas para todo Litoral Sul”, disse Rachel Chini.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta