VÍDEO: Primeiro ônibus autônomo do Grupo Irizar começa a operar neste sábado (20) em Málaga, na Espanha

Coletivo possui 12 metros e tem capacidade para transportar 60 passageiros. Foto: Divulgação.

Veículo é elétrico e possui dois modos de condução, com e sem motorista

JESSICA MARQUES

O primeiro ônibus autônomo do Grupo Irizar vai começar a operar em fase de testes neste fim de semana em Málaga, na Espanha. O veículo é elétrico e possui dois modos de condução, com e sem motorista.

Conforme divulgado pela Prefeitura, em nota oficial à imprensa, os testes terão início neste sábado, 20 de fevereiro de 2021, e serão realizados durante um mês. O embarque poderá ser feito de forma gratuita, mediante reserva no site da EMT (Empresa Malagueña de Transportes) ou da Avanza, empresa responsável pela operação.

A princípio, o ônibus vai circular de terça a sábado, das 9h30 às 14h30. A fase de testes será encerrada em 13 de março, segundo informações da Prefeitura. Ainda não há data prevista para o início da operação comercial, com cobrança de tarifa.

Inicialmente, o percurso realizado será o da Linha 90, operada pela empresa Avanza, por meio da EMT, ligando a “Estación Marítima” com o “Paseo del Parque”.

O ônibus possui 12 metros e tem capacidade para transportar 60 passageiros. O modelo não emite poluentes durante a operação, segundo a Irizar, por ser 100% elétrico.

O projeto, denominado AutoMOST, chegou a ser eleito o mais importante a nível nacional e internacional na área dos sistemas inteligentes de transporte. O resultado é uma parceria entre a Prefeitura, por meio da EMT e do Porto de Málaga, a empresa Avanza, a Irizar e outras companhias.

A ideia foi apresentada em 2020, contudo, os testes foram adiados por conta da pandemia de covid-19. Segundo a Prefeitura, trata-se de um “projeto pioneiro no setor de mobilidade, que tem como objetivo desenvolver tecnologias que permitam a automatização de veículos em aplicações de transporte urbano e industrial, para aumentar significativamente a eficiência, segurança e sustentabilidade”.

O projeto conta ainda com a colaboração das seguintes empresas: Tecnalia (gestora técnica), CTSLU, Irizar (veículo), Datik (tecnologias de informação inteligente para gestão de mobilidade), Etralux (infraestrutura e software de gestão de mobilidade no contexto de smart city), Masermic (tecnologias de posicionamento e sensorização), Insitu e Novadays (gestão de projetos de interesse público, com aplicação especial de mobilidade automatizada).

Confira abaixo o vídeo oficial de apresentação do veículo, divulgado pela Prefeitura de Málaga:

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Vagner Cecílio disse:

    Olha que beleza, não falta no serviço não sai atrasado , não da trancos e nem queima embreagem não derruba passageiro nem pede aumento não para para almoçar não fica reclamando do serviço, tem tudo de BOM.
    VAGNER.

    1. Rodrigo Anderson disse:

      Será que é tudo de bom mesmo?

      Pense que amanhã alguém poderá estar ocupando seu posto de trabalho. Ou seja, daqui a pouco não precisaremos mais do ser humano.

Deixe uma resposta