Rodízio de Veículos é mantido na “semana de carnaval” e cidade terá blitz educativa

Circulação de veículos comuns em corredores de ônibus também estará suspensa porque ponto facultativo foi cancelado

Sem ponto facultativo, restrições à circulação continuam normalmente, incluindo a caminhões e a ônibus e vans de fretamento

ADAMO BAZANI

O rodízio municipal de veículos será mantido normalmente na “semana de carnaval” na capital paulista.

Para evitar aglomerações e a alta no contágio da covid-19, a prefeitura suspendeu o ponto facultativo de segunda-feira (15) a quarta-feira (17) e o funcionamento das repartições e serviços públicos será normal.

Assim fica restrita a circulação de carros de acordo com o final da placa de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 10h e das 17h às 20h no chamado Centro Expandido, que inclui as vias que ficam dentro do “círculo” delimitado pelo Mini Anel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Esccragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, assim como no Viaduto Grande São Paulo e nas avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

Quem desrespeitar o rodízio pode ser multado em multa no valor de R$ 130,16 quatro pontos.

As restrições são:

– segunda-feira: placas de finais 1 e/ou 2

– terça-feira: placas de finais 3 e/ou 4

– quarta-feira: placas de finais 5 e/ou 6

– quinta-feira: placas de finais 7 e/ou 8

– sexta-feira: placas de finais 9 e/ou 0

CAMINHÕES:

A Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) também será mantida normalmente, por isso, diferentemente de “outros carnavais” os veículos pesados de carga não poderão circular na região, com exceção de caminhões que possuem autorizações especiais por causa da pandemia de covid-19.

A proibição é de segunda-feira à sexta-feira, das 05h às 21h, e aos sábados das 10h às 14h.

FRETAMENTO E CORREDORES DE ÔNIBUS:

O Diário do Transporte mostrou que a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes determinou que na segunda-feira (15) e terça-feira (16), estará proibido o trânsito dos veículos de fretamento, das 5h às 21h na Zona Máxima de Restrição de Fretamento – ZMRF.

A medida foi publicada no Diário Oficial da cidade do sábado (13) e restringe também a circulação de carros, motos e caminhões das 4h às 23h, nos corredores de ônibus.

Também ficam proibidos de circular nos corredores os táxis sem passageiros das 6h às 20h.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/02/13/sem-ponto-facultativo-no-carnaval-prefeitura-de-sp-proibe-a-circulacao-de-fretados-das-5h-as-21h-nos-dias-15-e-16-de-fevereiro/

BLITZ EDUCATIVA:

A prefeitura também informou que serão realizadas blitzen educativas com enfoque na prevenção da covid-19, entre segunda-feira (15) e sexta-feira (19).

Os trabalhos serão feitos pelas Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e Mobilidade e Transportes (SMT), com participação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Guarda Civil Metropolitana (GCM) e do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) da Polícia Militar

As ações de conscientização ocorrerão das 7h às 9h, nos seguintes locais:

  • Segunda-feira (15) – Avenida José Maria Fernandes com a Rua Soldado  Antônio Aparecido – Zona Norte;
  • Terça-feira (16) –  Estrada de Itapecerica da Serra x Avenida Carlos Caldeira – Zona Sul;
  • Quarta-feira (17) – Avenida Mateo Bei x Avenida Maria Cursi – Zona Leste;
  • Quinta-feira (18) – Avenida Mutinga com a Avenida Candido Portinari – Zona Oeste;
  • Sexta-feira (19) – Avenida Governador Carvalho Pinto x Rua Coronel Meireles – Zona Leste.

“As intervenções possibilitam a exibição de mensagens por profissionais de saúde aos motoristas, lembrando sobre as medidas essenciais para prevenir a disseminação da doença. A CET também colocará um painel móvel em cada um dos locais com a mensagem “previna-se do coronavírus, use máscara sempre. A medida tem caráter preventivo e também é uma forma de conscientizar a população sobre os riscos da doença.” – explica a CET em nota

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Nelson disse:

    Os alvarás de táxis brack de luxo em São Paulo estão nas mãos das pessoas para burlar os corredores de ônibus. Quando se vê que é um táxis ninguém fiscaliza se tem passageiros ou não.

Deixe uma resposta