Baldy promete conclusão do novo terminal de ônibus de Rio Grande da Serra e fim das cancelas da CPTM
Publicado em: 11 de fevereiro de 2021

Obras estavam paradas há três meses. Estrutura deve unir os dois lados da cidade do ABC Paulista e integrar ônibus e trens
ADAMO BAZANI
O secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, prometeu a retomada e a conclusão das obras do terminal de ônibus de Rio Grande da Serra e o fim das cancelas de passagem de nível da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Segundo a assessoria da deputada estadual Carla Morando, o secretário da gestão do governador João Doria esteve nesta quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021, no local das obras juntamente com a parlamentar e com o prefeito Claudio Melo, o Claudinho da Geladeira.
Segundo Baldy, na nota, o terminal vai contar com recursos do Estado e será finalizado ainda na gestão.
“O terminal tem recursos do Governo do Estado, vamos retomar e concluir. Mais de 80% dos moradores utilizam transporte público. É muito importante que a gente solucione a questão e acabe com as cancelas que prejudicam tanto o município. Vamos resolver tudo com a parceria da prefeitura, da deputada Carla e a orientação do governador João Doria”,
De acordo com a deputada, as obras foram paralisadas há três meses e o terminal é esperado há 56 anos.
Rio Grande da Serra é servida pelas linhas municipais operadas pela Viação Talismã e intermunicipais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) prestadas pelas empresas Rigras (pertencente à Suzantur) e Viação Ribeirão Pires (Grupo Baltazar José de Sousa).
A estrutura deve ligar os dois lados de Rio Grande da Serra e permitir a integração destas linhas de ônibus com a linha 10-Turquesa da CPTM.
A conclusão das obras, de acordo com a prefeitura e Estado de São Paulo deve beneficiar em torno de 50 mil pessoas.
Na nota, Carla Morando disse que a dificuldade de cruzar a linha de trem é histórica na cidade.
“Quando o Claudinho me procurou e disse que a cidade era dividida pela linha do trem e que os motoristas chegavam a ficar até 1 hora estacionados, esperando a cancela abrir, e que esse problema poderia ser resolvido com o terminal de ônibus, conversei com o secretário Baldy. Ele prontamente atendeu e quis conhecer o espaço. Fiquei muito feliz em intermediar a vistoria, tenho certeza de que conseguiremos resolver essa questão”, explicou Carla Morando.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes