Diário no Sul

Maringá tem greve de motoristas do transporte coletivo nesta segunda (8)

Ônibus da TCCC, que faz o transporte municipal de Maringá. Prefeito ameaçou rescindir contrato se empresa não pagar salários dos motoristas. Foto: Guilherme Rogge / Ônibus Brasil

Rodoviários das empresas TCCC e Cidade Verde, do transporte metropolitano, protestam contra salários atrasados

MATÉRIA ATUALIZADA ÀS 10H20

ALEXANDRE PELEGI

Os motoristas do transporte coletivo de Maringá, no Paraná, cumpriram a ameaça e cruzaram os braços nesta segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021. Nenhum ônibus das empresas Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), do transporte municipal, e Cidade Verde, do transporte metropolitano, está circulando.

Em vídeo publicado nas redes sociais, os motoristas das duas empresas comunicaram a população no fim de semana que os ônibus não sairiam das garagens hoje.

Relembre:

Motoristas do transporte coletivo de Maringá anunciam greve para a próxima segunda-feira (8)

O motivo da paralisação é a falta do pagamento dos salários do mês.

O terminal urbano amanheceu vazio nesta manhã.

Na quinta-feira (4), os motoristas já haviam se dirigido à prefeitura em busca de apoio.

A empresa pagou apenas 50% dos salários e anunciou que vai parcelar o restante, por causa da crise financeira provocada pelos impactos da pandemia da Covid-19.

A empresa Cidade Verde atende os municípios de Sarandi, Paiçandu, Dr Camargo, Ivatuba, Floresta e Itambé. Os motoristas estão na garagem central dos ônibus.

PREFEITURA DETERMINA FROTA MÍNIMA

A prefeitura, em entrevista coletiva há pouco, notificou a TCCC para que a empresa coloque ao menos 30% da frota de ônibus para atender a população.

Além disso, a TCCC terá que justificar detalhadamente sua situação financeira atual.

O secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação, Marcos Cordiolli, que participou da entrevista em lugar do prefeito, não há por enquanto previsão de notificação para rescisão de contrato, mas a empresa terá que comprovar que tem capacidade para cumprir o restante do tempo de concessão.

Marcos Cordiolli ressaltou que a TCCC já está no décimo ano do contrato de concessão, e tem mais dez anos ainda, e a notificação é fundamental que a gestão financeira seja eficiente para honrar o que foi concessionado com o município.

PREFEITURA VAI NOTIFICAR TCCC PARA RESCISÃO DE CONTRATO

Como mostrou o Diário do Transporte, neste domingo (7) o prefeito Ulisses Maia afirmou que vai notificar a TCCC para rescisão de contrato, caso a empresa não pague os salários dos motoristas de ônibus. A informação foi divulgada pelo prefeito por meio do Twitter.

“Como vocês sabem, sempre estive ao lado dos funcionários e passageiros do transporte coletivo. Dessa vez, não será diferente. Espero que a TCCC cumpra sua obrigação e pague o salário dos motoristas. Caso contrário, tomaremos mais providências contra a empresa”, disse o prefeito.

“Faremos notificação para rescisão do contrato de concessão. Entendo que dificuldades financeiras por conta da pandemia muitas empresas têm. Por isso, muitos estão se adequando, inovando e mudando os serviços. Porém, nem por isso deixaram de pagar salário ou pressionaram os trabalhadores para pedir que a prefeitura resolva, quando a obrigação é da empresa. Se fosse assim, teríamos que disponibilizar recurso público para toda empresa em dificuldade. É inviável e injusto com a população”, completou.

O prefeito afirmou ainda que, nesta segunda, às 9h, fará uma entrevista coletiva sobre o assunto junto ao departamento jurídico da Prefeitura para detalhar as medidas que serão tomadas.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Eliane Yumi Uchida disse:

    Um grupo tão grande como o Grupo Comporte, que “recentemente” anunciou a aquisição de 116 ônibus novos da Mercedes em Setembro de 2020. Quanto aos ônibus coletivos, com aumento no preço das passagens, redução no quadro da frota (desobedecendo o decreto municipal) com os ônibus circulando cheios mesmo diante da pandemia (reclamação que vai muito além de ser só em Maringá). Não ter dinheiro em caixa para pagar os motoristas, é bastante difícil de acreditar. Não é uma empresa qualquer que entrou ontem no mercado.

    1. fernando rocha de miranda pereira disse:

      Tudo conversa para boi dormir, isso sim, tem dinheiro para comprar onibus novos e até 2 eletricos, mas nao tem dinheiro para pagar os motoristas???? Desculpe, tudo conversa fiada e desculpa esfarrapada

  2. Carlos Roberto da silva disse:

    Então seu prefeito voces estão batendo com a empresa eu sei que a empresa tá errada de não pagar salário dos funcionário mais se o prefeito pagar o que deve pra empresa ai seria muito bom tem muitas coisas errada na prefeitura eu acho prefeito tão jogando do dinheiro fora essas praças que tão jogando dinheiro fora isso e pro Noia fica na praça a segurança tá uma merda em maringa então seu prefeito paga o que deve pra empresa eu preciso do transporte voces não precisa Tam com o bolso cheio

  3. DIEGO disse:

    A pergunta que fica é quantos ônibus vão ser incendiados nesse motim de agora?Na última paralisação, pessoas ligadas a manifestação incendiaram 6 ônibus da Cidade Verde em Sarandi, será que foi ressarcido o valor desses ônibus? Não estou defendendo a empresa não, mas protestar desse jeito incendiando ônibus logicamente não é correto, e se a situação financeira já é ruim, com isso fica pior ainda.

    E em relação ao prefeito que se diz do lado e sempre a favor dos trabalhadores, um tempinho atrás uma moça mentiu alegando que o motorista de um ônibus tinha assediado ela, o prefeito sem nem ouvir o motorista que ele sempre está do lado foi na mídia e na internet escrachar o motorista de tudo quanto é jeito. Depois a empresa TCCC disponibilizou as imagens da câmera do ônibus mostrando que era tudo mentira da moça e o prefeito nem deu um pedido de desculpa pro motorista que ele está sempre do lado. Imagina se ele jogasse contra os motoristas então como que seria.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading