Detran.SP divulga tutorial para uso de serviços digitais durante a quarentena

Detran Digital traz serviços antes feitos presencialmente. Foto: Reprodução.

Renovação de CNH, licenciamento de veículo e primeira habilitação podem ser feitos online

JESSICA MARQUES

O Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) divulgou um tutorial para uso de serviços digitais durante a quarentena.

Os vídeos com o passo a passo de cada serviço estão disponíveis aqui. No site, estão disponíveis tutoriais que ensinam a realizar serviços que antes requeriam agendamento presencial e que agora podem ser efetuados pela internet, por conta da pandemia de covid-19.

O conteúdo contempla tutoriais de aproximadamente um minuto cada, divididos por temas que abrangem serviços como Renovação de CNH, 1ª Habilitação, Licenciamento de veículos, 2ª Via da CNH, CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), entre outros.

Segundo o diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto, o site do Detran Digital traz conteúdos que buscam demonstrar que serviços que eram demorados e burocráticos no passado, agora podem ser resolvidos rapidamente.

“É fundamental que as pessoas, cada dia mais conectadas, tenham conhecimento da forma que estes serviços podem ser realizados, usando o próprio computador ou smartphone. Nosso canal online busca justamente isso: disseminar a informação e exemplificar a praticidade deste novo sistema”, disse Neto, em nota.

“Este ano nossa meta é ampliar ainda mais o número de serviços do Detran prestados pela internet. Com isso, além de ser muito mais prático e econômico, o método contribui para que, em tempos pandêmicos, as pessoas evitem se expor ao sair de casa.”

BALANÇO

Em todo o ano de 2020, foram realizados no Detran.SP mais de 125 milhões de interações pela internet, tanto pelos sites e aplicativos do Detran e Poupatempo. Em 2019, foram 47 milhões.

O departamento informou que ampliou em 67% a quantidade de serviços digitais disponíveis, saindo de 43 para 72, na comparação com 2019. Por sua vez, no Poupatempo, 83% dos serviços do Detran são consumidos de forma digital.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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