Rio de Janeiro vai ampliar medidas contra a covid-19 nos ônibus municipais
Publicado em: 25 de janeiro de 2021

Resolução publicada oficialmente nesta segunda-feira (25) prevê distribuição no BRT e obriga janelas abertas nos coletivos sem ar-condicionado
ADAMO BAZANI
A Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro publicou nesta segunda-feira, 25 de janeiro de 2021, a resolução 3350 que amplia medidas de segurança sanitária para reduzir o risco da disseminação da covid-19 no sistema de mobilidade, incluindo o BRT (Bus Rapid Transit), ônibus comuns, vans e kombis (cabritinhos).
Segundo a publicação oficial, as medidas de proteção à vida se subdividem em permanentes e variáveis.
As medidas variáveis serão proporcionais aos estágios de risco moderado, alto e muito alto estabelecidos para cada Região Administrativa do Município, que refletirá o nível de alerta.
Já as medidas de proteção à vida de natureza permanente e variável possuem caráter obrigatório e serão monitoradas pelos órgãos competentes.
Algumas ações terão de passar por regulamentação.
Entre as determinações da resolução está ampliar as opções de lazer ao ar livre objetivando a redução da aglomeração e, com isso, a necessidade de deslocamentos em transporte público.
Outro ponto que está na publicação oficial é o monitoramento, com uso de câmeras e equipes em campo, da Orla de Copacabana, Ipanema e Leblon aos sábados, interditando a pista da praia, como contingência, em caso de aglomerações, o que mudaria rotas e horários dos ônibus.
A resolução ainda prevê a obrigatoriedade de janelas abertas em viagens de ônibus, vans, kombis, táxis, e serviços por aplicativo.
Além de campanhas de conscientização sobre a necessidade de prevenção da doença, estimulando um comportamento recomendado pelos especialistas em saúde, deve haver ações como a distribuição de máscaras no BRT e nos terminais de ônibus.
- Promover parcerias com a iniciativa privada para oferecimento de máscaras em estações de BRT e terminais rodoviários urbanos municipais.
- Atuar em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para regulamentar protocolos sanitários para trabalhadores do sistema municipal de transporte de passageiros.
Definir conteúdo de material com orientações sanitárias para afixação nos veículos, abrigos, terminais rodoviários urbanos municipais e estações de transporte coletivo pelos operadores do sistema de transporte público coletivo de passageiros.
A resolução já está em vigor.
Veja na íntegra:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Comentários