Obras do calçadão da “Senador Flaquer”, em Santo André, entram em nova fase nesta segunda (25)

Obras devem durar em torno de 20 dias

Trabalhos envolvem o trecho entre as ruas Xavier de Toledo e Senador Flaquer; Espaço deve priorizar o pedestre e o acesso por transporte público

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, informou que teve início nesta segunda-feira, 25 de janeiro de 2021, mais uma etapa das obras de construção do calçadão na rua Senador Flaquer, no centro.

O projeto consiste num boulevard que deve tornar a região um eixo cultural integrado ao Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, que está sendo restaurado.

O espaço deve priorizar o pedestre e o acesso por transporte público.

Nas proximidades, passa a maior parte das linhas municipais operadas pela empresas que formam o Consórcio União Santo André e pela Suzantur (Vila Luzita), além de linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU operadas por empresas como Viação ABC, Viação São Camilo, Empresa Urbana Santo André e TCPN – Transportes Coletivos Parque das Nações.  Em alguns quarteirões mais acima, na Perimetral, também passam linhas da EAOSA, Trans-Bus e Viação Ribeirão Pires, gerenciadas pela EMTU.

Esta nova etapa compreende o trecho entre as ruas Xavier de Toledo e Senador Flaquer; e os trabalhos devem durar em torno de 20 dias.

Diversas linhas de ônibus passam nas proximidades

Em nota, a prefeitura de Santo André diz que entre as intervenções previstas estão o nivelamento de guias e sarjetas, a substituição dos revestimentos de todo o passeio público, nos mesmos moldes e padrão utilizados nas obras de restauro, além da recuperação da capa asfáltica de todo o entorno.

O próximo trecho a ser alterado, depois dos 20 dias destas obras, será entre o Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes e a rua Siqueira Campos.

Ainda de acordo com a prefeitura, na área externa, serão instalados iluminação em LED e bancos. Também será plantada vegetação adequada para proporcionar uma área de contemplação e descanso. As intervenções contam com investimento de R$ 5 milhões, obtidos junto à Caixa Econômica Federal, por meio do Finisa (Financiamento à Estrutura e ao Saneamento).

Na nota, o prefeito Paulo Serra destacou que o boulevard vai se tornar um equipamento cultural multiuso que transformará a região.

“É um trabalho grandioso, de valorização e de recuperação dos símbolos da nossa cidade. Os andreenses presenciavam todos os dias a degradação que esta região estava e agora transformaremos este espaço por completo, retomando o orgulho da nossa gente”, disse na nota.

A prefeitura ainda explica que o Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes foi inaugurado em 1912 e é considerado o primeiro espaço cultural oficial da região central da cidade. No atual endereço, o “Carlos Gomes” está desde 1925.

O Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, considerado o primeiro espaço cultural da região, foi inaugurado em 1912 pelo italiano Vicenzo Arnaldi na rua Coronel Oliveira Lima, esquina com a atual Salvador Degni. Em 1925, foi reinaugurado pela empresa Arnaldi, Masini & Gianotti na localização atual, onde foi construído um novo edifício com detalhes arquitetônicos neoclassicistas e instalado um medalhão retratando o perfil do músico Carlos Gomes. Em 1932 passou pela primeira reforma, quando foi construído o anexo para abrigar um rinque de patinação e acesso para automóveis. Em 1947 foi construída a marquise e modificada a fachada. Outras reformas se sucederam, tanto interna quanto externamente. Fechado em 1987, foi ocupado por uma loja de tecidos e por um estacionamento, quando sua fachada foi descaracterizada. Foi desapropriado em 1991 por pressão popular e está fechado desde 2008.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Essa rua da foto é a Cesário Mota, em que os asfalto é critico, e precisa de correção…agora a fachada do carlos gomes está em passo de tartaruga. Começaram na sexta colocar andaimes na lateral pra recuperar o reboco com infiltração…as terras nos nichos estão cheio de mudas de mamonas germinando

Deixe uma resposta